RESUMO
Objetivo:
Investigar os efeitos da educação para o desenvolvimento sustentável (EDS) nas normas pessoais dos estudantes universitários quanto à escassez de água potável à luz da teoria da crença-norma de valor (VBN).
Design/metodologia/abordagem:
A pesquisa empírica foi desenvolvida na Universidade Federal da Bahia. A amostra final foi composta por 1.096 universitários. O questionário foi validado qualitativamente e quantitativamente. Para o teste de hipóteses, foi utilizada a Modelagem de equações estruturais.
Resultados:
O nível de EDS impactou positivamente apenas os valores biosféricos. Os achados demonstram que o impacto da EDS depende de sua qualidade, quantidade, distribuição e difusão nos currículos.
Implicações para pesquisa:
Esta pesquisa está baseada na Teoria VBN e contribui para a literatura sobre EDS. Sugere ainda que valores dos indivíduos são, de fato, princípios norteadores de suas crenças.
Implicações práticas:
Valores biosféricos tiveram um efeito positivo sobre as crenças ecológicas. No entanto, verificou-se que, para sentir a obrigação moral de agir, os alunos precisam acreditar que, de fato, a escassez de água potável é um problema sério para a sociedade.
Implicações sociais:
Esta pesquisa agrega insights à questão de educar a geração mais jovem de estudantes, tendo em vista a recente crise hídrica (2021-2022) no Brasil.
Originalidade/valor:
A análise dos efeitos do “nível de EDS” nos valores individuais impactando a cadeia VBN para explicar o enfrentamento do aluno à escassez de água potável é uma contribuição original deste estudo.
Palavras-chave:
Educação para o desenvolvimento sustentável; Escassez de água potável; Teoria do valor-crença-norma; Sustentabilidade