Acessibilidade / Reportar erro

AVALIAÇÃO COMPARATIVA DOS MÉTODOS DE ANÁLISE DE INVESTIMENTOS: UMA APLICAÇÃO NOS LEILÕES DE ENERGIA RENOVÁVEL OCORRIDOS ENTRE 2011 E 2015

RESUMO

Objetivo -

Este estudo objetiva analisar as assertividades do valor presente líquido (VPL) e da teoria das opções reais (TOR), no momento das tomadas de decisão de investimento em projetos em energia renováveis, considerando os 244 projetos vencedores dos leilões de energia de reserva ocorridos entre 2011 e 2015.

Metodologia

- Este é um estudo quantitativo que fez uso de dados de 150 projetos eólicos e 94 fotovoltaicos disponíveis no website da ANEEL. Para análise dos dados, foram usados a matriz de confusão, a área sob a curva ROC e o índice de Kappa.

Conclusão

- Pôde-se concluir que o VPL é mais efetivo em recomendar o investimento em projetos com mais chances de se tornarem bem sucedidos, ao passo que a TOR tem mais acurácia em sugerir o não investimento com propensão ao fracasso. Concluiu-se também que o grau de concordância entre as duas técnicas é substancial e determinado pelo nível da volatilidade das opções reais.

Limitações

- As limitações deste estudo referem-se às dificuldades de se identificar as razões que motivaram o fracasso dos projetos.

Originalidade/valor

- Teoricamente, este trabalho contribui em identificar as características que efetivamente diferenciam a TOR do VPL no momento da tomada de decisão. Empiricamente, este trabalho contribui ao realizar uma análise ex-post dos projetos.

Palavras-chave:
Valor presente Líquido; Teoria das opções reais; Matriz de confusão

Universidade Federal de Santa Maria Avenida Roraima nº 1000, Prédio 74C, Sala 4210 - Cidade Universitária - Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Cep: 97105-900, Tel: +55 (55) 3220-9242 - Santa Maria - RS - Brazil
E-mail: rea@ufsm.br