RESUMO
Finalidade O objetivo principal desta pesquisa é identificar os mecanismos adotados pelos conselhos de administração e comitês de remuneração das empresas listadas no Novo Mercado da B3, a bolsa de valores oficial do Brasil, que relacione o alinhamento da estratégia de remuneração executiva, com a estratégia de negócio.
Metodologia Trata-se de uma pesquisa qualitativa aplicada e exploratória, baseada no método de entrevistas com especialistas. Os dados primários foram coletados por meio de entrevistas com conselheiros e/ou membros de comitês de assessoramento ao conselho. Para a análise de conteúdo utilizou-se a técnica de codificação em três níveis (aberta, axial e teórica), através do uso do software Atlas.TI.
Constatações Os resultados obtidos apontaram para uma complementação do modelo teórico proposto, através da incorporação de subcategorias de análise que emergiram dos dados empíricos coletados nas entrevistas com especialistas.
Originalidade A principal contribuição do presente estudo é apontar os elementos Facilitatorrs e principais Obstacles ao alinhamento entre estratégia de remuneração e estratégia de negócios, e propor um guia de boas práticas para conselhos de administração e comitês encarregados da remuneração dos executivos.
Remuneração executiva; Comitê de remuneração; Estratégia de remuneração; Governança corporativa; Alinhamento