Acessibilidade / Reportar erro

Segurança alimentar, comportamento de consumo e valores pessoais: uma revisão integrativa

RESUMO

Propósito

Analisar a produção científica internacional sobre valores pessoais como guias para o comportamento em relação à segurança alimentar.

Desenho/metodologia/abordagem

Foi empregada uma revisão integrativa como método de pesquisa, utilizando as bases de dados científicas Web of Science e Scopus. Dezenove artigos empíricos foram selecionados e classificados em cinco categorias de análise: i) contexto cultural; ii) percepção de risco e disposição para pagar; iii) consumo sustentável; iv) bem-estar animal; e v) diferenças entre perfis sociodemográficos.

Resultados

Os estudos concentram-se na identificação de valores pessoais que influenciam atitudes e comportamentos relacionados à segurança alimentar no consumo de alimentos. Eles buscam entender como esses valores, refletidos nas preocupações dos consumidores com a segurança alimentar, afetam a categorização dos alimentos como saudáveis/seguros.

Implicações práticas

A compreensão dos fatores que interferem nas relações do consumidor é crucial no contexto da segurança alimentar, pois permite o aprimoramento de estratégias de comunicação e políticas direcionadas ao público consumidor.

Originalidade/valor

Este estudo fornece um quadro integrativo com base na literatura analisada e sugere perspectivas de pesquisa futura para avançar o conhecimento sobre o assunto.

Segurança alimentar; Comportamento do consumidor; Valores pessoais

Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH), Avenida Roraima nº 1000, Prédio 74C, Sala 4210 - Cidade Universitária, CEP: 97105-900, Tel: +55 (55) 3220-9242 - Santa Maria - RS - Brazil
E-mail: rea@ufsm.br