Acessibilidade / Reportar erro

DESEMPENHO AMBIENTAL E VIABILIDADE ECONÔMICA EM UMA INDÚSTRIA DE PAVIMENTOS INTERTRAVADOS

RESUMO

Objetivo:

O presente estudo tem como objetivo, verificar se há relação entre proatividade e proteção tecnológica no desempenho ambiental dos empreendimentos nesse segmento. E verificar se existe viabilidade econômica para a produção de pavimento intertravado com a adição de borracha, assim como a certificação do produto como ecologicamente correto.

Design / metodologia / abordagem:

O estudo tem como base as metodologias apresentadas por Dickel (2017), questionário e variáveis, e Bertolini (2009), viabilidade econômica para a fabricação de produtos ecologicamente correto.

Resultados:

Como resultado, o estudo confirma a associação entre da proteção tecnológica e da proatividade no desempenho ambiental, assim como a viabilidade econômica para a oferta do produto pavimento intertravado com certificação ecológica.

Originalidade / valor:

A construção civil ocupa uma posição de destaque, sendo responsável por uma significativa parcela do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, além de ser a maior indústria empregadora do país. Também é reconhecida por deflagrar significativos impactos ambientais na condução das suas atividades. No entanto, a busca pela sustentabilidade tem sido elemento mobilizador na definição de estratégias corporativas, as empresas têm buscado cada vez mais adotar ações que sejam economicamente viáveis, que respeitem aspectos ambientais e sociais.

Palavras-chave:
Sustentabilidade; Construção civil; Desempenho ambiental; Viabilidade econômica

Universidade Federal de Santa Maria Avenida Roraima nº 1000, Prédio 74C, Sala 4210 - Cidade Universitária - Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Cep: 97105-900, Tel: +55 (55) 3220-9242 - Santa Maria - RS - Brazil
E-mail: rea@ufsm.br