RESUMO
Metodologia:
A Teoria Institucional e a abordagem do Sistema Nacional de Negócios foram usadas para propor as hipóteses de pesquisa. O trabalho avaliou 1.072 empresas das 10 maiores economias do mundo, utilizando modelos econométricos e análise estatística.
Objetivo:
Investigar o efeito do sistema nacional de negócios na divulgação de gases de efeito estufa por empresas das maiores economias do mundo.
Resultados:
Os resultados indicam que fatores institucionais, como o sistema político, financeiro e cultural, afetam a divulgação de gases de efeito estufa. Assim, a pressão institucional dos países pode determinar o desempenho ambiental de suas empresas. No entanto, os resultados mostraram que o nível de desenvolvimento do país não é uma variável explicativa para a divulgação de emissões atmosféricas.
Implicações práticas:
A pesquisa apresenta o impacto de instituições formais e informais nas práticas de divulgação das empresas, sugerindo que os formuladores de políticas podem influenciá-las fortalecendo certos aspectos institucionais.
Originalidade / Valor:
Embora haja um volume crescente de pesquisas sobre a divulgação da responsabilidade social corporativa, poucos estudos se dedicam a comparar a divulgação de gases de efeito estufa à luz do sistema nacional de negócios.
Palavras-chave:
Sistema nacional de negócios; Ambiente institucional; Gases do efeito estufa