Acessibilidade / Reportar erro

IDENTIFICAÇÃO PRECOCE DO USO DE ÁLCOOL EM TRABALHADORES E APLICAÇÃO DE INTERVENÇÃO BREVE

RESUMO

Objetivo:

esta pesquisa teve por objetivo identificar o padrão de uso do álcool em trabalhadores e posteriormente realizar uma aplicação de Intervenção Breve (IB) nos que apresentarem padrão de beber excessivo, visando o retorno à abstinência ou pelo menos à moderação.

Metodologia:

a pesquisa foi exploratória, descritiva e quase-experimental, realizada em 4 etapas: levantamento inicial, entrevista, BI e seguimento. Inicialmente, participaram 230 trabalhadores foram coletados dados sociodemográficos e foi aplicado o AUDIT. Classificaram-se como positivos 34% dos trabalhadores (uso de risco ou nocivo ou dependente do álcool). Posteriormente investigou-se o padrão do beber através do Perfil Breve Bebedor Modificado e foi aplicada a Escala de Dependência de Álcool (EDA). Os positivos no AUDIT e EDA foram divididos em grupo experimental e grupo controle. Na 3ª. etapa foi realizada a BI com trabalhadores do grupo experimental. Nas sessões de seguimento, foi aplicado o AUDIT após 3 e 6 meses da BI em todos os participantes dos grupos para comparação.

Resultados e Conclusões:

Confirmou-se a eficácia da BI entre trabalhadores e o grupo experimental diminuiu a quantidade de beber. O grupo controle também diminuiu a quantidade de beber, mas não na mesma proporção do grupo experimental. Estes resultados contribuem para a implantação de programas voltados para a saúde do trabalhador.

Originalidade:

consiste em aplicar BI em trabalhadores com padrão de beber excessivo.

Palavras-chave:
alcoolismo; intervenção breve; saúde do trabalhador; transtornos relacionados ao uso de álcool; AUDIT

Universidade Federal de Santa Maria Avenida Roraima nº 1000, Prédio 74C, Sala 4210 - Cidade Universitária - Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Cep: 97105-900, Tel: +55 (55) 3220-9242 - Santa Maria - RS - Brazil
E-mail: rea@ufsm.br