Acessibilidade / Reportar erro

Associação entre o disclosure de riscos e a (in) existência de reputação corporativa em companhias abertas do Brasil

RESUMO

Objetivo -

Analisar a possível associação entre o disclosure de riscos não financeiros e a (in) existência de reputação nas maiores companhias abertas brasileiras, sob a ótica da teoria da legitimidade.

Desenho/metodologia/abordagem

A amostra reúne 118 empresas listadas na B3 e 345 Formulários de Referência de 2016 a 2018. Na análise da reputação corporativa, considerou-se a presença ou não das empresas no ISE e/ou no ICO2 da B3. Para o nível de disclosure de riscos não financeiros, considerou-se um checklist com 31 fatores de riscos, classificados nas subcategorias de riscos operacionais, de dano, de integridade e estratégicos, a partir da análise dos Formulários de Referência. Na análise dos dados, utilizou-se Árvore de Regressão, Análise de Correspondência Múltipla e Teste T de diferença entre médias.

Resultados -

Há evidências científicas de que empresas com reputação apresentam disclosure de riscos não financeiros geral superior às demais, comportamento confirmado nas subcategorias de riscos de integridade e de riscos estratégicos. Ademais, os fatores de riscos da subcategoria de riscos de integridade foram determinantes do disclosure de riscos não financeiros.

Originalidade/valor

A pesquisa abre caminho para aprofundar o debate ainda incipiente sobre disclosure de riscos e reputação corporativa, especialmente considerando a qualidade do disclosure de riscos não financeiros.

Palavras-chave:
Discloure de riscos; Reputação corporativa; Teoria da legitimidade

Universidade Federal de Santa Maria Avenida Roraima nº 1000, Prédio 74C, Sala 4210 - Cidade Universitária - Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Cep: 97105-900, Tel: +55 (55) 3220-9242 - Santa Maria - RS - Brazil
E-mail: rea@ufsm.br