Acessibilidade / Reportar erro

A governança colaborativa na implantação e manutenção de parques eólicos no estado do Ceará

Resumo

Objetivo:

Analisar como a Governança Colaborativa [GC] se manifesta na implantação e manutenção de parques eólicos, sob o olhar da comunidade.

Design/metodologia/abordagem:

Pesquisa de natureza qualitativa, sendo o objeto de pesquisa as “comunidades locais” das cidades de Icaraí de Amontada, Trairi, São Gonçalo do Amarante, no Ceará, em empreendimentos de energia eólica”. Para a análise e interpretação das entrevistas em profundidade, optou-se pela Análise de Conteúdo com suporte do Atlas ti.

Resultados:

Os resultados evidenciam que a distribuição de energia precisa ser vista como um bem coletivo e o relacionamento entre empresa e comunidade deve ser fundamentado na GC, onde os atores públicos e privados trabalhem de maneira coletiva e colaborativa, além da necessidade de haver a Licença Social para Operar [LSO] de empreendimentos que impactam a vida em comunidade sendo fruto dessa governança. Constata-se que o fórum para discussão do processo de colaboração entre empresas proprietárias de parques eólicos e comunidade normalmente era iniciado pela prefeitura. Nas condições iniciais do processo colaborativo percebe-se uma confiança no início da implantação dos parques eólicos que não se mantém na manutenção. Evidencia-se ainda, a relevância da comunicação dialogada face a face, por estar em jogo o recurso mais importante da comunidade e fonte geradora de renda: a terra.

Originalidade/valor:

Esta pesquisa se destaca pela contribuição e ineditismo em explorar os construtos teóricos acerca da Governança Colaborativa e sua prática na construção de relacionamentos entre empresa e comunidade em parques eólicos sob o olhar da comunidade.

Palavras-chave:
Colaboração; Confiança; Comunidade; Governança colaborativa

Universidade Federal de Santa Maria Avenida Roraima nº 1000, Prédio 74C, Sala 4210 - Cidade Universitária - Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Cep: 97105-900, Tel: +55 (55) 3220-9242 - Santa Maria - RS - Brazil
E-mail: rea@ufsm.br