Acessibilidade / Reportar erro

Efeito do sistema nacional de negócios na divulgação de emissões de gases de efeito estufa: evidência em múltiplos países

RESUMO

Metodologia:

A Teoria Institucional e a abordagem do Sistema Nacional de Negócios foram usadas para propor as hipóteses de pesquisa. O trabalho avaliou 1.072 empresas das 10 maiores economias do mundo, utilizando modelos econométricos e análise estatística.

Objetivo:

Investigar o efeito do sistema nacional de negócios na divulgação de gases de efeito estufa por empresas das maiores economias do mundo.

Resultados:

Os resultados indicam que fatores institucionais, como o sistema político, financeiro e cultural, afetam a divulgação de gases de efeito estufa. Assim, a pressão institucional dos países pode determinar o desempenho ambiental de suas empresas. No entanto, os resultados mostraram que o nível de desenvolvimento do país não é uma variável explicativa para a divulgação de emissões atmosféricas.

Implicações práticas:

A pesquisa apresenta o impacto de instituições formais e informais nas práticas de divulgação das empresas, sugerindo que os formuladores de políticas podem influenciá-las fortalecendo certos aspectos institucionais.

Originalidade / Valor:

Embora haja um volume crescente de pesquisas sobre a divulgação da responsabilidade social corporativa, poucos estudos se dedicam a comparar a divulgação de gases de efeito estufa à luz do sistema nacional de negócios.

Palavras-chave:
Sistema nacional de negócios; Ambiente institucional; Gases do efeito estufa

Universidade Federal de Santa Maria Avenida Roraima nº 1000, Prédio 74C, Sala 4210 - Cidade Universitária - Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Cep: 97105-900, Tel: +55 (55) 3220-9242 - Santa Maria - RS - Brazil
E-mail: rea@ufsm.br