RESUMO
Objetivo
É analisar a influência dos principais fatores que contribuem para a intenção de compra dos consumidores de sistemas fotovoltaicos conectados à rede entre os consumidores de energia residencial.
Projeto/metodologia/abordagem
Pesquisa realizada com base em Korcaj et al. (2014Korcaj, L., Engel, R., & Sapda, H. (2014). Acceptance of Residential Solar Photovoltaic Systems among German Homeowners. Umweltpsychologie, 18, pp. 84-103.) foi realizada em uma grande cidade brasileira; 209 respostas válidas foram obtidas diretamente. Os dados foram analisados utilizando-se modelagem de equações estruturais.
Achados
Entre as influências significativas das decisões estão os benefícios ambientais, financeiros e autarquias sobre o benefício global percebido e a construção do controle comportamental percebido sobre a intenção de compra; os benefícios sociais percebidos, no entanto, não foram uma influência relevante em oposição a estudos anteriores.
Limitações/implicações da pesquisa
Fraqueza da confiabilidade do modelo levando à exclusão do construído de custo total percebido, o que, por sua vez, poderia reduzir o viés amostral e aumentar a confiabilidade do modelo e quanto à clareza em relação ao produto “sistema de energia solar fotovoltaica”, como nenhum texto foi utilizado; isso poderia ter deixado perguntas sem resposta devido à falta de conhecimento dos entrevistados sobre tecnologia solar.
Implicações práticas
O alto poder aquisitivo e o alto nível de escolaridade, juntamente com o clima e a geografia favoráveis, podem contribuir para perspectivas promissoras para o produto. Além disso, para promover a adesão da tecnologia na cidade é necessário aumentar benefícios, reduzir custos de tecnologia percebidos e valorizar a importância da geração de energia solar entre os grupos de referência.
Implicações sociais
A análise de fatores que influenciam as intenções dos moradores da cidade de adotar sistemas fotovoltaicos favorece uma promoção ainda maior da tecnologia na cidade.
Originalidade/valor
Contribui para o desenvolvimento de estudos de comportamento do consumidor sobre a intenção de adoção de tecnologias ecologicamente sustentáveis, ou seja, GCPSs, preenchendo assim uma lacuna na literatura sobre o comportamento do consumidor para este produto.
Palavras-chave -
Comportamento do consumidor; tomada de decisão; decisão de compra; sistemas fotovoltaicos