RESUMO
Objetivo:
Este artigo realiza revisão de literatura sobre inovação social, com foco também na produção da América Latina, identificando como os conteúdos dialogam com a realidade de iniciativas na cidade do Rio de Janeiro, Brasil.
Design/metodologia/abordagem:
A pesquisa qualitativa mapeou 53 iniciativas de inovação social com algum uso digital e analisou 20 destas iniciativas. Utilizando uma metodologia descritiva e exploratória, o estudo foi realizado em cinco etapas: (1) revisão de literatura, (2) mapeamento de iniciativas, (3) seleção de 20 iniciativas, (4) entrevistas e análise, (5) oficina de discussão dos resultados.
Resultados:
Os resultados mostraram que as iniciativas diferem um pouco em relação a literatura. Mais especificamente, percebeu-se nesta análise que na cidade (1) as inovações sociais ocorrem quase que exclusivamente por movimento de atores da sociedade civil, (2) há pouca, nenhuma, ou articulação indireta com governos e políticas públicas, e (3) o uso do digital e a gestão ainda são reativos e não estratégicos, centrados, quase que exclusivamente, nas redes sociais tanto como ferramenta de comunicação, quanto de gestão.
Limitações/implicações da pesquisa:
Este estudo não pode ser generalizado para a cidade uma vez que a amostra foi identificada por adesão voluntária das iniciativas a um chamado na internet.
Originalidade:
Este estudo contribui com o conhecimento das inovações sociais na cidade do Rio de Janeiro, fornecendo elementos para debate de decisores públicos e privados, além da academia e mostra a necessidade de produção de conhecimento para gestão de inovações sociais enraizado no contexto e na realidade local.
Palavras-chave -
Inovação social; gestão; atores; políticas públicas