Acessibilidade / Reportar erro

Sustentabilidade em instituições de ensino superior: análise de publicações acadêmicas relacionadas à gestão

Resumo

Finalidade

Analisar e discutir como o tema da sustentabilidade é abordado em instituições de ensino superior (IES) em publicações articuladas com a área de administração.

Design/abordagem/metodologia

Para atender o objetivo proposto foi desenvolvido uma revisão bibliométrica, a partir de uma análise qualitativa, a fim de se investigar referências implícitas ou explícitas à forma de discussão da sustentabilidade no meio acadêmico.

Resultados

Constata-se que, apesar da importância das IES na formação de uma mentalidade social sustentável estar bem estabelecida no debate teórico e prático, a atuação delas retratadas nos estudos ainda parece modesta e difusa.

Limitações/implicações da pesquisa

A principal limitação deste estudo se refere a restrição dos resultados encontrados, pois partem de um recorte e das delimitações e escolhas metodológicas das pesquisas encontradas na revisão bibliométrica.

Originalidade/valor

Além da relevância da temática, este estudo permite uma visualização panorâmica de como a sustentabilidade está sendo abordada nas instituições de ensino superior, visto que estas são importantes agentes formadoras e orientadoras do desenvolvimento sustentável na sociedade. O estudo também tem um valor prático, já que as inferências encontradas podem sustentar e direcionar a tomada de decisão dos gestores a favor da inclusão da sustentabilidade no meio acadêmico.

Sustentabilidade; Universidade; Cursos de gestão

Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH), Avenida Roraima nº 1000, Prédio 74C, Sala 4210 - Cidade Universitária, CEP: 97105-900, Tel: +55 (55) 3220-9242 - Santa Maria - RS - Brazil
E-mail: rea@ufsm.br