Acessibilidade / Reportar erro

Institucionalização dos objetivos de desenvolvimento sustentável em agroindústrias

RESUMO

Objetivo:

neste artigo tem-se o propósito de analisar a relação entre o processo de institucionalização por mecanismos isomórficos e a adesão de agroindústrias aos objetivos de desenvolvimento sustentável.

Metodologia:

trata-se de um estudo descritivo, de aplicação quantitativa, operacionalizado por meio de uma survey em uma amostra de 254 agroindústrias alimentares do Estado do Rio Grande do Sul e adotando-se a técnica de modelagem de equações estruturais para fins de análises do modelo de mensuração e do modelo estrutural.

Resultados:

confirma-se a hipótese de que a institucionalização por meio de mecanismos isomórficos associa-se positivamente com a implementação dos objetivos de desenvolvimento sustentável, com destaque para a significância em todas as variáveis isomórficas analisadas, ou seja, isomorfismo coercitivo, normativo e mimético.

Limitações e implicações da pesquisa:

embora as importantes observações constatadas, esta pesquisa apresenta limitações quanto ao método quantitativo adotado, destacando-se o common method bias e o overfitting necessário para validação do modelo estimado. Sobre as implicações, entende-se que os resultados da pesquisa contribuem no campo teórico e prático da temática, abrindo novas possibilidades de análises do engajamento das organizações aos objetivos de desenvolvimento sustentável sob a perspectiva da teoria institucional.

Originalidade:

o estudo do engajamento das empresas aos objetivos de desenvolvimento sustentável é considerado recente e carente de avanços na literatura, dessa forma, este estudo avança na compreensão deste fenômeno, especialmente sobre questões institucionais determinantes para o envolvimento de agroindústrias nesta agenda de desenvolvimento sustentável.

Palavras-chave:
Institucionalização; Objetivos de desenvolvimento sustentável; Agroindústrias

Universidade Federal de Santa Maria Avenida Roraima nº 1000, Prédio 74C, Sala 4210 - Cidade Universitária - Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Cep: 97105-900, Tel: +55 (55) 3220-9242 - Santa Maria - RS - Brazil
E-mail: rea@ufsm.br