Acessibilidade / Reportar erro

O seu bairro te convida para caminhar? Análise da percepção dos pedestres sobre as condições de caminhabilidade

RESUMO

Finalidade:

O artigo visa analisar a caminhabilidade no bairro da Liberdade, Campina Grande, Paraíba, sob a perspectiva dos pedestres. Nesse sentido, buscou-se compreender as condições de deslocamento, incluindo qualidade da calçada, mobilidade, segurança pública, segurança viária, e ambiente, identificando áreas de melhoria para a tomada de decisões pelo poder público.

Desenho/Metodologia/Abordagem:

A pesquisa é qualitativa, utilizando uma abordagem analítica e comparativa. A coleta de dados envolveu pesquisa bibliográfica, documental e entrevistas semiestruturadas, realizadas presencialmente e online ao longo de oito dias. A amostra incluiu 15 participantes, predominantemente com ensino superior, residentes na Liberdade. O roteiro utilizado foi o instrumento adaptado de Medeiros e Vasconcelos (2021).

Resultados:

O estudo revelou condições inadequadas de caminhabilidade na Liberdade, destacando calçadas irregulares, falta de acessibilidade e segurança pública precária. A pesquisa enfatizou a necessidade de investimentos para melhorar a locomoção e criar um ambiente seguro. Destacou-se a perspectiva positiva dos pedestres em relação a atrações como parques.

Limitações/Implicações da Pesquisa:

Reconhecendo limitações nos resultados, a pesquisa concentrou-se na Liberdade, indicando a necessidade de mais estudos em outros bairros de Campina Grande. Implicações práticas incluem a necessidade de investimentos em infraestrutura e manutenção.

Implicações Sociais:

As descobertas evidenciam a importância da conscientização pública sobre a participação no planejamento urbano para melhorar as condições de deslocamento a pé nos espaços urbanos da cidade.

Originalidade/Valor:

Contribuindo para a gestão urbana e sustentabilidade, o estudo oferece insights sobre a expansão urbana e suas consequências. Destaca o papel democrático e participativo dos pedestres nas reflexões sobre a caminhabilidade urbana.

Palavras-chave:
Gestão urbana; Cidades; Pedestres

Universidade Federal de Santa Maria Avenida Roraima nº 1000, Prédio 74C, Sala 4210 - Cidade Universitária - Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Cep: 97105-900, Tel: +55 (55) 3220-9242 - Santa Maria - RS - Brazil
E-mail: rea@ufsm.br