Acessibilidade / Reportar erro

O impacto do ceticismo do consumidor no valor percebido de alimentos orgânicos e na intenção de compra

Resumo

Objetivo

O objetivo deste artigo é avaliar o impacto do ceticismo do consumidor no valor percebido e na intenção de compra de alimentos orgânicos.

Desenho/metodologia/abordagem

Pesquisa realizada mediante questionário aplicado em uma amostra de 404 entrevistados brasileiros. A análise dos dados incluiu estatística descritiva e modelagem de equações estruturais por mínimos quadrados parciais.

Constatações

O estudo confirmou a relação negativa entre o ceticismo e o valor percebido dos alimentos orgânicos e a relação positiva entre o valor percebido e a intenção de compra. Em contraste, a relação negativa entre ceticismo e intenção de compra não foi evidenciada.

Implicações práticas

Ao entender o ceticismo, as marcas podem educar os consumidores, construir confiança, refinar propostas de valor e diferenciar seus produtos. Estratégias de comunicação eficazes podem demonstrar a qualidade e autenticidade e, simultaneamente, justificar os preços premium. Sugere-se aos criadores de políticas públicas a promoção de campanhas informativas para melhorar o conhecimento sobre produção e consumo orgânicos e seu impacto positivo na saúde das pessoas e no meio ambiente.

Implicações sociais

Os resultados podem subsidiar a melhoria da qualidade de vida das pessoas através do consumo de alimentos saudáveis e ambientalmente corretos.

Originalidade

Este estudo pode ser considerado um dos primeiros a abordar a relação entre o ceticismo do consumidor, o valor percebido e a intenção de compra de alimentos orgânicos, apontando para a influência de fatores contextuais, como o ceticismo do consumidor no comportamento do consumidor.

Ceticismo do consumidor; Valor percebido; Intenção de compra; Alimentos orgânicos e alternativos; Consumo sustentável

Universidade Federal de Santa Maria Avenida Roraima nº 1000, Prédio 74C, Sala 4210 - Cidade Universitária - Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Cep: 97105-900, Tel: +55 (55) 3220-9242 - Santa Maria - RS - Brazil
E-mail: rea@ufsm.br