Accessibility / Report Error

Comportamento sustentável em viagens de turismo de natureza: a influência da estrutura local

Resumo

Objetivo

Analisar a influência da estrutura do local de turismo no comportamento sustentável.

Metodologia

Realizou-se uma pesquisa com 209 turistas, visitantes de 5 cidades localizadas na região nordeste do Brasil, abrangendo diferentes modalidades de turismo de natureza como escalar montanha, tomar banhos de sol e ir à praia. Os dados foram submetidos à análise fatorial exploratória (AFE) para redução das variáveis e para agrupá-las em fatores, bem como utilizou-se da regressão linear múltipla para avaliar a influência da estrutura do local de turismo no comportamento sustentável.

Resultados

Os resultados indicam que as dimensões sociocultural e ecológica da infraestrutura local influenciam positivamente o comportamento de turistas em viagens de natureza, enquanto a dimensão de políticas públicas não foi adequadamente capturada na pesquisa.

Implicações práticas

os resultados da pesquisa podem ser uteis para que gestores públicos possam melhorar a infraestrutura do local de turismo de forma mais eficaz para induzir os turistas a um comportamento sustentável e assim alcançar um turismo sustentável. Originalidade / valor: O estudo ampliou a compreensão sobre o comportamento sustentável em viagens ao revelar as dimensões da infraestrutura local que influencia positivamente o comportamento. Ainda, revelou que ações educativas que aumentem a cultura de sustentabilidade do local faz-se de suma importância.

Turismo de natureza; Comportamento sustentável em viagens; Estrutura do local

Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH), Avenida Roraima nº 1000, Prédio 74C, Sala 4210 - Cidade Universitária, CEP: 97105-900, Tel: +55 (55) 3220-9242 - Santa Maria - RS - Brazil
E-mail: rea@ufsm.br