Acessibilidade / Reportar erro

O USO DO CARTÃO DE CRÉDITO: O VALOR DA MARCA E MATERIALISMO INFLUENCIAM NO COMPORTAMENTO IMPULSIVO DE COMPRA?

RESUMO

Objetivo

- Este estudo visa identificar fatores, como materialismo e Valor da marca, que podem influenciar o comportamento de compra impulsivo associado ao uso do cartão de crédito.

Desenho / metodologia / abordagem

- Adotamos o método survey, com a coleta de 384 questionários estruturados face a face, com foco na indústria calçadista. Os dados foram coletados no estado do Rio Grande do Sul - Brasil, abrangendo as sete mesorregiões do estado. Análise fatorial confirmatória, estatística descritiva, ANOVA, teste T e Modelagem de Equações Estruturais (SEM) foram utilizados para analisar os dados.

Resultados

- Neste estudo, descobrimos que o valor da marca não impacta o comportamento de compra impulsivo, mas o uso do cartão de crédito impacta positivamente o comportamento de compra impulsivo.

Limitações / implicações da pesquisa

- A pesquisa foi executada apenas em um estado, então pesquisas futuras poderiam ser desenvolvidas em outros lugares e culturas.

Implicações práticas

- Este estudo pode ajudar acadêmicos e gerentes da indústria de calçados a entender o comportamento de compra impulsiva de seus consumidores.

Valor original

- Este estudo mostra a relação entre o uso do cartão de crédito, o materialismo e os construtos do comportamento de compra impulsiva.

Palavras-chave:
Comportamento Impulsivo; Valor da Marca; Cartão de crédito; Materialismo

Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH), Avenida Roraima nº 1000, Prédio 74C, Sala 4210 - Cidade Universitária, CEP: 97105-900, Tel: +55 (55) 3220-9242 - Santa Maria - RS - Brazil
E-mail: rea@ufsm.br