RESUMO
Objetivo
- Este estudo visa identificar fatores, como materialismo e Valor da marca, que podem influenciar o comportamento de compra impulsivo associado ao uso do cartão de crédito.
Desenho / metodologia / abordagem
- Adotamos o método survey, com a coleta de 384 questionários estruturados face a face, com foco na indústria calçadista. Os dados foram coletados no estado do Rio Grande do Sul - Brasil, abrangendo as sete mesorregiões do estado. Análise fatorial confirmatória, estatística descritiva, ANOVA, teste T e Modelagem de Equações Estruturais (SEM) foram utilizados para analisar os dados.
Resultados
- Neste estudo, descobrimos que o valor da marca não impacta o comportamento de compra impulsivo, mas o uso do cartão de crédito impacta positivamente o comportamento de compra impulsivo.
Limitações / implicações da pesquisa
- A pesquisa foi executada apenas em um estado, então pesquisas futuras poderiam ser desenvolvidas em outros lugares e culturas.
Implicações práticas
- Este estudo pode ajudar acadêmicos e gerentes da indústria de calçados a entender o comportamento de compra impulsiva de seus consumidores.
Valor original
- Este estudo mostra a relação entre o uso do cartão de crédito, o materialismo e os construtos do comportamento de compra impulsiva.
Palavras-chave:
Comportamento Impulsivo; Valor da Marca; Cartão de crédito; Materialismo