RESUMO
Objetivo:
Esta pesquisa tem como objetivo identificar a influência do estado civil na percepção dos atributos dos aplicativos de delivery de comida (ADC) pelos consumidores brasileiros, considerando conveniência, preço, usabilidade, diversas escolhas alimentares e confiabilidade.
Metodologia:
Esta pesquisa quantitativa é baseada em uma pesquisa realizada com uma amostra de 348 usuários brasileiros de ADC, aplicando análise fatorial exploratória (AFE)
Resultados:
Este artigo buscou responder a influência do estado civil (considerando pessoas casadas ou em união estável vs. indivíduos solteiros, separados e divorciados) na percepção do consumidor sobre atributos de aplicativos de delivery de comida (ADCs).Os atributos analisados foram preço, conveniência, usabilidade, diversas opções alimentares e confiabilidade. Os resultados demonstram diferenças entre os grupos, com indivíduos solteiros, separados e divorciados enfatizando as percepções dos atributos usabilidade e preço.
Contribuições teóricas:
O estudo amplia a teoria sobre m-commerce e ADCs, bem como implicações gerenciais para empresas do setor de entrega de alimentos. Munidos desse conhecimento, os gestores de marketing podem desenvolver estratégias com foco em grupos de interesse específicos de acordo com o estado civil, considerando os atributos de maior valor para cada segmento.
Relevância/Originalidade:
O aumento do consumo de ADCs tem atraído a atenção dos mais diversos segmentos de mercado. Este estudo traz à tona novas proposições sobre hábitos de compra por grupos específicos, reforçando a necessidade de melhorar a comunicação entre empresa e usuário, contando com recursos como customização e segmentação para otimizar o uso de aplicativos.
Palavras-chave:
Percepção de uso; Estado civil; Aplicativo de delivery de comida;
M-commerce
; Comportamento do consumidor