Resumo
Finalidade
Analisar e discutir como o tema da sustentabilidade é abordado em instituições de ensino superior (IES) em publicações articuladas com a área de administração.
Design/abordagem/metodologia
Para atender o objetivo proposto foi desenvolvido uma revisão bibliométrica, a partir de uma análise qualitativa, a fim de se investigar referências implícitas ou explícitas à forma de discussão da sustentabilidade no meio acadêmico.
Resultados
Constata-se que, apesar da importância das IES na formação de uma mentalidade social sustentável estar bem estabelecida no debate teórico e prático, a atuação delas retratadas nos estudos ainda parece modesta e difusa.
Limitações/implicações da pesquisa
A principal limitação deste estudo se refere a restrição dos resultados encontrados, pois partem de um recorte e das delimitações e escolhas metodológicas das pesquisas encontradas na revisão bibliométrica.
Originalidade/valor
Além da relevância da temática, este estudo permite uma visualização panorâmica de como a sustentabilidade está sendo abordada nas instituições de ensino superior, visto que estas são importantes agentes formadoras e orientadoras do desenvolvimento sustentável na sociedade. O estudo também tem um valor prático, já que as inferências encontradas podem sustentar e direcionar a tomada de decisão dos gestores a favor da inclusão da sustentabilidade no meio acadêmico.
Sustentabilidade; Universidade; Cursos de gestão