Acessibilidade / Reportar erro

TRAÇOS SOMBRIOS DE PERSONALIDADE E O USO DE FONTES DE ORIENTAÇÃO NO TRABALHO: UMA COMPARAÇÃO ENTRE OS ESTADOS UNIDOS E O BRASIL

RESUMO

Objetivo:

O objetivo desta pesquisa foi testar correlações estatisticamente significantes entre traços sombrios de personalidade e o uso de fontes de orientação por colaboradores ao lidarem com diferentes situações no trabalho, comparando-se os Estados Unidos e o Brasil.

Metodologia:

220 colaboradores de uma universidade brasileira e 166 colaboradores de uma universidade americana preencheram um questionário papel-e-caneta composto por duas escalas previamente validadas. Baseando-se na revisão teórica sobre os construtos, 10 hipóteses foram levantadas para serem empiricamente testadas por meio de testes de correlação de Pearson (r).

Resultados:

O traço sombrio de personalidade Maquiavelianismo correlacionou-se positivamente com o uso de Regras Informais e negativamente com o uso de Regras Formais e Procedimentos na amostra americana. Ademais, o traço sombrio de personalidade Psicopatia correlacionou-se negativamente com o uso de Regras Formais e Procedimentos na amostra brasileira.

Implicações práticas:

Os achados apresentam implicações para administradores e profissionais de recursos humanos, os quais podem se beneficiar do conhecimento concernente à correlação entre traços sombrios de personalidade e a atitude de colaboradores de se respaldarem em fontes de orientação no trabalho, em especial no que diz respeito a processos de recrutamento e seleção.

Limitação:

Embora a pesquisa tenha se restringido a correlações, elaborou base robusta para investigações de causalidade.

Originalidade:

A investigação envolveu dois países com uma abordagem transcultural. Em um cenário internacional e multicultural, torna-se estratégico investigar mais profundamente as especificidades de construtos relacionados ao trabalho em diferentes nações, visando a práticas de gestão eficazes e contextualizadas.

Keywords:
Comportamento organizacional; psicologia

Universidade Federal de Santa Maria Avenida Roraima nº 1000, Prédio 74C, Sala 4210 - Cidade Universitária - Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Cep: 97105-900, Tel: +55 (55) 3220-9242 - Santa Maria - RS - Brazil
E-mail: rea@ufsm.br