Acessibilidade / Reportar erro

Negócios Sociais e Âncoras de Carreira: Um Estudo sobre o Envolvimento dos Estudantes Universitários

RESUMO

Objetivo:

o objetivo deste trabalho é analisar as âncoras de carreira (Schein, 1974) de estudantes universitários com envolvimento em atividades sociais.

Design/metodologia/abordagem:

optou-se por uma abordagem quantitativa descritiva, com a aplicação de um questionário a 68 jovens participantes do programa de embaixadores CHOICE.

Resultados:

a âncora de serviço e dedicação a uma causa foi predominante, sendo a participação em entidades estudantis e voluntariado foi um aspecto marcante. A âncora de carreira atua como um fator influenciador para o interesse por negócios sociais, enquanto o envolvimento prévio em outras atividades sociais (voluntariado e entidades estudantis) parece ser o indicador que demonstra o quanto o indivíduo irá efetivamente se movimentar na direção dos negócios sociais.

Originalidade/valor:

o resultado demonstra o alinhamento existente entre a procura por um propósito e a atuação em negócios sociais. Embora o envolvimento com atividades sociais esteja se tornando cada vez mais presente na vida universitária, as empresas ainda não sabem determinar o valor dessas experiências. Destaca-se, portanto, a importância de se estudar esse fenômeno e trazer informações que permitam que essas barreiras se quebrem, afinal, cada vez mais a sociedade precisa de novas soluções para os problemas sociais.

Palavras-chave:
Negócios Sociais; Âncoras de Carreira; Estudantes Universitários

Universidade Federal de Santa Maria Avenida Roraima nº 1000, Prédio 74C, Sala 4210 - Cidade Universitária - Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Cep: 97105-900, Tel: +55 (55) 3220-9242 - Santa Maria - RS - Brazil
E-mail: rea@ufsm.br