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Revista de Administração da UFSM, Volume: 17, Número: 3, Publicado: 2024
  • É possível medir o racismo! Análise de medidas e escalas do construto racismo Original Article

    Marcelino, Karina Francine; Moraes, Mário César Barreto

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Esta pesquisa tem como objetivo analisar a construção e validação de medidas e escalas do construto racismo, por meio de uma revisão sistemática da literatura. O propósito é analisar como esses instrumentos são construídos a partir de recomendações estatísticas para o desenvolvimento de escalas. Metodologia Conduziu-se uma revisão sistemática de literatura seguindo descritores e critérios de inclusão e exclusão bem definidos. Os dados foram coletados nas bases de dados disponíveis no Portal de Periódicos Capes, abrangendo um período até dezembro de 2023 (sem delimitação de data para início). Após a remoção de artigos duplicados e aplicação dos filtros definidos, seis estudos foram selecionados para análise da construção das escalas. Resultados Três escalas específicas foram identificadas para medir e avaliar o constructo racismo: Escala de Racismo Moderno, Escala de Racismo Simbólico e Escala de Atitudes Étnico-Raciais. Embora haja uma predominância de estudos sobre a Escala de Racismo Moderno, outros instrumentos foram excluídos do corpus de análise devido à não conformidade com os critérios de inclusão, especialmente relacionados à disponibilidade dos artigos. Originalidade Entre os 82 artigos analisados, aqueles focados em medidas e escalas do construto racismo não oferecem uma análise sobre o desenvolvimento desses instrumentos. Este estudo traz à tona uma análise da construção e validação dessas medidas e escalas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose This research aims to analyze the construction and validation of measures and scales of the racism construct through a systematic literature review. The purpose is to examine how these instruments are built based on statistical recommendations for scale development. Methodology A systematic literature review followed well-defined inclusion and exclusion criteria. Data were collected from databases available on the Portal de Periódicos Capes, covering a period up to December 2023 (with no start date limitation). After removing duplicate articles and applying the defined filters, six studies were selected for the analysis of scale construction. Findings Three specific scales were identified to measure and evaluate the racism construct: the Modern Racism Scale, the Symbolic Racism Scale, and the Ethno-Racial Attitudes Scale. Although there is a predominance of studies on the Modern Racism Scale, other instruments were excluded from the analysis corpus due to non-compliance with inclusion criteria, especially related to article availability. Originality Among the 82 analyzed articles, those focused on measures and scales of the racism construct do not provide an analysis of the development of these instruments. This study brings to light an analysis of the construction and validation of these measures and scales.
  • Estratégia de integração ESG com uma distribuição normal multivariada Original Article

    Silva Junior, Antonio Francisco de Almeida da; Lôpo, Rafael Sidrim; Lofiego, Pedro Henrique

    Resumo em Português:

    RESUMO Finalidade Este artigo apresenta uma abordagem para a estratégia de integração ESG no problema da otimização usando a técnica de reamostragem. A abordagem não utiliza funções de utilidade ou pesos preliminares no nível do ativo, focando nas carteiras. As carteiras são ótimas no espaço de média-variância, para cada amostra de retornos esperados e matriz de covariância. No processo de filtragem, são selecionadas as carteiras com menor risco ESG. Essa técnica trabalha somente com carteiras otimizadas, evita o viés de concentração (poucos ativos na carteira) e considera erros de estimativa nos retornos esperados e na matriz de covariância. Desenho/metodologia/abordagem: As amostras de retornos médios e matrizes de covariância geradas por uma distribuição normal multivariada são aplicadas na otimização média-variância para gerar várias carteiras nas fronteiras eficientes. É utilizado um processo de filtragem ESG para selecionar carteiras com menores riscos ESG de uma amostra com 42 empresas listadas na B3 com retornos no período de 2018/01/01 a 2023/12/31. Constatações Os custos da estratégia de integração podem ser inferiores aos custos da estratégia “best-in-class” e podem ser semelhantes aos custos de uma estratégia de “negative screening”, dependendo dos parâmetros de ambas as estratégias. Implicações sociais O artigo apresenta uma abordagem que considera fatores sociais, ambientais e de governança no processo de otimização de carteiras. Originalidade A principal contribuição deste artigo é a apresentação de uma nova abordagem que combina a reamostragem da média e covariância dos retornos com base numa distribuição normal multivariada com um processo de filtragem de carteiras ESG.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose The paper aims to present a new framework for ESG integration strategies in portfolio optimization problems. The optimization in the new structure focuses on the portfolio level, and the procedure is not focused on utility functions or on preliminary weights applied to the asset level. It applies the resampling technique, and all the portfolios are optimal portfolios in the mean-variance space. It uses a filtering process where only optimal portfolios with lower ESG risks are considered. Therefore, this technique works only with optimized portfolios, avoids concentration bias, and considers estimation errors in the expected returns and in the covariance matrix. Design/methodology/approach: The sample mean returns and covariance matrices generated by a multivariate normal distribution are applied in mean-variance optimization to generate several portfolios in the efficient frontiers. An ESG filtering process is used to select portfolios with lower ESG risks from a sample of 42 companies listed on the Brazilian stock exchange with returns from the period of 2018/01/01 to 2024/04/22. Findings Integration strategy costs may be lower than the best-in-class strategy costs and may be similar to the costs of a negative screening strategy. Social implications The paper presents a framework that considers social, environmental, and governance factors in the portfolio optimization process. Originality The main contribution of this paper is to present a new framework that combines resampling of returns’ mean and covariance based on a multivariate normal distribution with an ESG portfolio filtering process.
  • Comportamento sustentável em viagens de turismo de natureza: a influência da estrutura local Original Article

    Cândido, Luis Felipe; Araújo, Dhieciane de Sousa; Leocádio, Áurio Lúcio; Guimarães, Daniel Barboza; Ponchio, Mateus Canniatti

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo Analisar a influência da estrutura do local de turismo no comportamento sustentável. Metodologia Realizou-se uma pesquisa com 209 turistas, visitantes de 5 cidades localizadas na região nordeste do Brasil, abrangendo diferentes modalidades de turismo de natureza como escalar montanha, tomar banhos de sol e ir à praia. Os dados foram submetidos à análise fatorial exploratória (AFE) para redução das variáveis e para agrupá-las em fatores, bem como utilizou-se da regressão linear múltipla para avaliar a influência da estrutura do local de turismo no comportamento sustentável. Resultados Os resultados indicam que as dimensões sociocultural e ecológica da infraestrutura local influenciam positivamente o comportamento de turistas em viagens de natureza, enquanto a dimensão de políticas públicas não foi adequadamente capturada na pesquisa. Implicações práticas os resultados da pesquisa podem ser uteis para que gestores públicos possam melhorar a infraestrutura do local de turismo de forma mais eficaz para induzir os turistas a um comportamento sustentável e assim alcançar um turismo sustentável. Originalidade / valor: O estudo ampliou a compreensão sobre o comportamento sustentável em viagens ao revelar as dimensões da infraestrutura local que influencia positivamente o comportamento. Ainda, revelou que ações educativas que aumentem a cultura de sustentabilidade do local faz-se de suma importância.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose To analyze the influence of local tourism infrastructure on sustainable behavior. Methodology A survey was conducted with 209 tourists visiting five cities located in the northeast region of Brazil, encompassing different types of nature tourism such as climbing mountains, taking sunbath, and going to the beach. Through Exploratory Factor Analysis, the collected data were analyzed to reduce the number of variables and group them into factors. Subsequently, a multiple linear regression analysis was performed to assess the influence of constructs related to local infrastructure on sustainable behavior in nature tourism travel. Findings The results indicate that the sociocultural and ecological dimensions of local infrastructure positively influence the behavior of tourists on nature trips, while public policies’ dimension was not appropriately captured in the study. Practical implications The research findings can be useful for public managers to improve tourism infrastructure more effectively, induce tourists towards sustainable behavior, and thus achieve sustainable tourism. Originality/value The study expanded the understanding of sustainable behavior in travel by revealing the dimensions of local infrastructure that positively influence it. It also highlighted the importance of educational actions that promote a local culture of sustainability.
  • Segurança alimentar, comportamento de consumo e valores pessoais: uma revisão integrativa Original Article

    Campos, Rita de Cássia Leal; Boas, Luiz Henrique de Barros Vilas; Brito, Mozar José de

    Resumo em Português:

    RESUMO Propósito Analisar a produção científica internacional sobre valores pessoais como guias para o comportamento em relação à segurança alimentar. Desenho/metodologia/abordagem Foi empregada uma revisão integrativa como método de pesquisa, utilizando as bases de dados científicas Web of Science e Scopus. Dezenove artigos empíricos foram selecionados e classificados em cinco categorias de análise: i) contexto cultural; ii) percepção de risco e disposição para pagar; iii) consumo sustentável; iv) bem-estar animal; e v) diferenças entre perfis sociodemográficos. Resultados Os estudos concentram-se na identificação de valores pessoais que influenciam atitudes e comportamentos relacionados à segurança alimentar no consumo de alimentos. Eles buscam entender como esses valores, refletidos nas preocupações dos consumidores com a segurança alimentar, afetam a categorização dos alimentos como saudáveis/seguros. Implicações práticas A compreensão dos fatores que interferem nas relações do consumidor é crucial no contexto da segurança alimentar, pois permite o aprimoramento de estratégias de comunicação e políticas direcionadas ao público consumidor. Originalidade/valor Este estudo fornece um quadro integrativo com base na literatura analisada e sugere perspectivas de pesquisa futura para avançar o conhecimento sobre o assunto.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To map in international literature how personal values have been addressed in the context of consumer behavior in relation to food safety. Design/methodology/approach An integrative review was employed as the research method using the Web of Science and Scopus scientific databases. Nineteen empirical articles were selected and classified into five analysis categories: i) cultural context; ii) risk perception and willingness to pay; iii) sustainable consumption; iv) animal welfare; and v) differences among sociodemographic profiles. Findings The studies focus on identifying personal values that influence attitudes and behaviors related to food safety in food consumption. They seek to understand how these values, reflected in consumer concerns about food safety, affect the categorization of foods as healthy/safe. Practical implications The understanding of the factors that interfere with consumer relationships is crucial in the context of food safety, as it allows for the enhancement of communication strategies and policies targeted toward the consuming public. Originality/value This study provides an integrative framework based on the analyzed literature and suggests future research perspectives to advance knowledge on the subject.
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