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Revista de Administração da UFSM, Volume: 17, Número: 2, Publicado: 2024
  • A cultura e o comprometimento como antecedentes do desempenho no setor de alimentos e bebidas Original Article

    Oliveira, Paulo Sergio Gonçalves de; Mathias, Bruno Santana; Wada, Elizabeth Kyoko; Silva, Luciano Ferreira da

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo O objetivo do artigo foi analisar o impacto da cultura organizacional e do comprometimento do antecedente no desempenho organizacional de restaurantes localizados na cidade de São Paulo para explicar a relação entre as variáveis exógenas do modelo, fornecendo assim aos gerentes um parâmetro de como as dimensões de cultura, comprometimento e desempenho devem ser gerenciadas. Projeto/metodologia/abordagem Os dados foram analisados por meio da análise de equações estruturais (PLS-PM) e foram coletados por meio de um questionário com 45 assertivas, durante o período de 2 meses, obtendo-se 116 respostas válidas. Resultados Quatro hipóteses foram suportadas - H1- A cultura inovadora influencia positivamente o comprometimento afetivo dos funcionários do restaurante (Γ=0,466), H8 - A cultura de apoio influencia o comprometimento normativo (Γ=0,270), H9 - A cultura de apoio influencia o comprometimento de continuidade (Γ=0,293), H10 - O comprometimento afetivo influencia positivamente o desempenho do bar e do restaurante (Γ=0,293). Implicações gerenciais O modelo obtido com o desenvolvimento deste estudo pode ser usado pelos gerentes de restaurantes para gerenciar seus funcionários com o objetivo de melhorar o desempenho organizacional. Implicações práticas As implicações práticas desse modelo foram o fato de que ele pode ser usado para orientar as decisões dos restaurantes em relação ao movimento de melhoria do desempenho. Originalidade/valor A lacuna que o estudo preenche é a proposição de um modelo gerencial que leva em consideração os aspectos da gestão de pessoas, como a cultura e o engajamento da equipe, para melhorar o desempenho organizacional de bares e restaurantes.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose The objective of the article is to verify the influence of antecedents such as culture and commitment on restaurant organisational performance and assess how they can impact managerial practices. This would explain the relationship between the exogenous variables of the model, thus providing managers with a parameter for managing the dimensions of culture, commitment, and performance. Design/methodology/approach Data were analysed using structural equation analysis (PLS-PM) and collected through a questionnaire with 45 assertions over a period of 2 months, obtaining 116 valid answers. Findings Four hypotheses were supported: H1—Innovative culture positively influences the affective commitment of restaurant employees (Γ=0.466); H8—Supportive culture influences normative commitment (Γ=0.270); H9—Supportive culture influences continuance commitment (Γ=0.293); and H10—Affective commitment positively influences bar and restaurant performance (Γ=0.293). Managerial contributions The model developed for this study can be used by restaurant managers to manage their employees and improve their organisational performance. Practical implications This model’s practical implications were that it could be used to guide restaurant decisions toward performance improvement. Originality/value The study fills a gap by proposing a managerial model that considers aspects of people management, such as culture and staff engagement, to improve the organisational performance of bars and restaurants.
  • Tecnologias da indústria 4.0 em uma indústria de móveis brasileira Original Article

    Schreiber, Dusan; Froehlich, Cristiane; Feil, Alexandre André; Becker, Vilson José

    Resumo em Português:

    RESUMO Proposta O objetivo deste estudo é analisar a viabilidade técnica da adoção de tecnologias I4.0 em uma indústria moveleira de grande porte, localizada na região sul do Brasil. Design/metodologia/abordagem A estratégia de pesquisa foi um estudo de caso único, abordagem qualitativa, coletando dados empíricos por meio de entrevistas em profundidade, observação participante e levantamento documental submetido à análise de conteúdo. Resultados Os resultados evidenciaram que as tecnologias I4.0 foram consideradas tecnicamente viáveis para adoção na empresa, sendo que algumas dessas tecnologias já foram adotadas em algumas de suas operações, como IoT, big data, Cyber-physical Systems (CPS), Additive Manufacturing (AM)/impressão 3D, computação em nuvem e integração vertical. Por outro lado, RFID, robôs colaborativos, gêmeos digitais, realidade aumentada e IA apresentam viabilidade técnica, mas ainda não foram adotados. Limitações da pesquisa A limitação da pesquisa decorre da opção de estratégia pelo estudo de caso, que restringe a possibilidade de generalização dos resultados obtidos. Implicações práticas Os resultados do estudo facultam a revisão do processo operacional das indústrias de móveis, com o intuito de identificar as tecnologias da indústria 4.0 que podem ser adotadas, sob a perspectiva da relação custo x benefício. Originalidade/valor A crescente integração da Internet das Coisas (IoT) no segmento industrial possibilita uma nova era industrial. No entanto, a indústria moveleira, encontra-se em fase inicial de adoção dessas tecnologias. O estudo aborda um tema que representa ainda um tabu em meio corporativo do setor industrial em questão e, portanto, oferece elementos para o debate.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose The objective of this study is to analyze the technical feasibility of adopting I4.0 technologies in a large furniture industry located in the southern region of Brazil. Design/methodology/approach Strategy research is a single case study, qualitative approach, collecting empirical data through in-depth interviews, participant observation, and a documental survey submitted to content analysis. Findings Results evidenced that technologies I4.0 were considered technically viable for adoption in the company, and some of these technologies have already been adopted in some of its operations, such as IoT, big data, Cyber-physical Systems (CPS), Additive Manufacturing (AM)/3D printing, cloud computing, and vertical integration. On the other hand, RFID, collaborative robots, digital twins, augmented reality, and AI present technical feasibility but have not yet been adopted. Research limitations/implication The limitation of the research stems from the strategy option for the case study, which restricts the possibility of generalizing the results obtained. Practical implications The results of the study provide a review of the operational processes of the furniture industry, with the aim of identifying industry 4.0 technologies that can be adopted from the perspective of cost-benefit ratio. Originality/value The increasing integration of the Internet of Things (IoT) in the industrial segment enables a new industrial era. However, furniture manufacturing is in the initial stages of adopting these technologies. The study addresses a topic that still represents a taboo in the corporate environment of the industrial sector in question and therefore offers elements for debate.
  • Instabilidade dos retornos e liquidez durante a pandemia de Covid-19: evidências do mercado de ações brasileiro Original Article

    Brito, Anderson Dias

    Resumo em Português:

    RESUMO Propósito Este estudo teve como objetivo analisar o impacto da liquidez na volatilidade do mercado de ações brasileiro, considerando os efeitos decorrentes da pandemia de COVID-19. Design/metodologia/abordagem A amostra para esta pesquisa consistiu no IBOVESPA e nos índices setoriais da B3. A análise abrange o período de 2 de janeiro de 2019 a 11 de julho de 2021. As estimativas foram realizadas usando o método de alternância de regime de Markov de dois regimes. Resultados Os resultados mostram que a liquidez tem um impacto assimétrico na volatilidade de retorno, tanto para o IBOVESPA quanto para os índices setoriais. Essa relação é mais pronunciada durante o período da pandemia do que antes da crise. Portanto, esta pesquisa procurou contribuir para a discussão sobre como a liquidez do mercado impactaria os retornos em períodos de crise. Além disso, dialoga e contribui para a literatura em países emergentes sobre liquidez de mercado e risco sistêmico. Limitações/implicações da pesquisa Os resultados deste estudo não permitem generalizações, uma vez que os dados utilizados consideram uma série temporal curta de um único país emergente. Originalidade/valor Este estudo oferece contribuições práticas aos investidores com informações adicionais sobre liquidez de mercado e risco sistêmico, pois pode demonstrar melhores oportunidades de investimento. Também há contribuições para a literatura, a partir de uma perspectiva comportamental sobre liquidez e volatilidade de mercado em um país emergente. Além disso, os achados fornecem argumentos sobre a eficiência do mercado, assim como confirmam a teoria de precificação de ativos.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose This study aimed to analyze the impact of liquidity on the volatility of the Brazilian stock market, considering the effects resulting from the COVID-19 pandemic. Design/methodology/approach The sample for this research consisted of the IBOVESPA and the sectoral indices of B3. The analysis covers the period from January 2, 2019, to July 11, 2021. The estimations were performed using the two-regime Markov switching method. Findings The results show that liquidity has an asymmetric impact on return volatility, both for the IBOVESPA and the sectoral indices. This relationship is more pronounced during the pandemic period than before the crisis. Therefore, this research sought to contribute to the discussion on how the liquidity of the market would impact the returns in a crisis period. This also dialogues with and contributes to the literature in emergent countries on market liquidity and systematic risk. Research limitations/implications The results of this study do not allow for generalizations, as the data used considers a short time series from a single emerging country. Originality/value This study provides practical contributions to investors with additional information regarding market liquidity and systemic risk, as it can demonstrate better investment opportunities. There are also contributions to the literature from a behavioral perspective on liquidity and market volatility in an emerging country. Furthermore, the findings provide arguments about market efficiency as well as confirming the asset pricing theory.
  • Sustentabilidade em instituições de ensino superior: análise de publicações acadêmicas relacionadas à gestão Original Article

    Barbosa, Abigail Alves de Sousa; Cabral, Lílian Caporlíngua Giesta; Nobre, Fábio Chaves; Perlin, Ana Paula

    Resumo em Português:

    Resumo Finalidade Analisar e discutir como o tema da sustentabilidade é abordado em instituições de ensino superior (IES) em publicações articuladas com a área de administração. Design/abordagem/metodologia Para atender o objetivo proposto foi desenvolvido uma revisão bibliométrica, a partir de uma análise qualitativa, a fim de se investigar referências implícitas ou explícitas à forma de discussão da sustentabilidade no meio acadêmico. Resultados Constata-se que, apesar da importância das IES na formação de uma mentalidade social sustentável estar bem estabelecida no debate teórico e prático, a atuação delas retratadas nos estudos ainda parece modesta e difusa. Limitações/implicações da pesquisa A principal limitação deste estudo se refere a restrição dos resultados encontrados, pois partem de um recorte e das delimitações e escolhas metodológicas das pesquisas encontradas na revisão bibliométrica. Originalidade/valor Além da relevância da temática, este estudo permite uma visualização panorâmica de como a sustentabilidade está sendo abordada nas instituições de ensino superior, visto que estas são importantes agentes formadoras e orientadoras do desenvolvimento sustentável na sociedade. O estudo também tem um valor prático, já que as inferências encontradas podem sustentar e direcionar a tomada de decisão dos gestores a favor da inclusão da sustentabilidade no meio acadêmico.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose To analyze and discuss how the topic of sustainability is addressed in higher education institutions (HEIs) in publications linked to the area of management. Design/approach/methodology To meet the proposed objective, a bibliometric review was developed based on a qualitative analysis in order to investigate implicit or explicit references to the way sustainability is discussed in academia. Results It appears that, although the importance of HEIs in the formation of a sustainable social mentality is well established in theoretical and practical debate, their role portrayed in studies still seems modest and diffuse. Research limitations/implications The main limitation of this study refers to the restriction of the results found, as they are based on a selection and the delimitations and methodological choices of the research found in the bibliometric review. Originality/value In addition to the relevance of the theme, this study allows a panoramic view of how sustainability is being approached in higher education institutions, as these are important agents that form and guide sustainable development in society. The study also has practical value, as the inferences found can support and direct managers’ decision-making in favor of the inclusion of sustainability in academia.
  • A influência do risco percebido na intenção de consumo de suplementos alimentares Original Article

    Pereira Filho, Jeferson Mendonça; Costa, Cristiane Salomé Ribeiro; Costa, Marconi Freitas da; Siqueira, Yago Menezes de

    Resumo em Português:

    RESUMO Finalidade O objetivo geral deste estudo foi verificar a relação entre a intenção de consumo de suplementos alimentares com o risco percebido, desdobrado em risco percebido em relação à saúde e risco percebido em relação ao desempenho do produto. Design/metodologia/abordagem Foi realizada uma pesquisa descritiva-quantitativa a partir de um survey online, por meio de um questionário estruturado com base nas escalas de Laroche et al. (2005) e DelVecchio e Smith (2005). A análise dos dados foi efetuada por meio da análise de regressão linear múltipla. Do total de questionários respondidos, 207 foram considerados válidos. Descobertas O resultado do estudo aponta significância estatística para as hipóteses da pesquisa, confirmando que quanto menor o risco percebido associado à compra de suplementos alimentares em relação ao desempenho do produto e aos danos à saúde, maior a intenção de consumo pelos indivíduos dessa categoria de produto. Originalidade/valor A confirmação do papel do risco no processo de decisão do consumidor leva a observação de que nem sempre essa percepção de risco está fundamentada em informações confiáveis, por exemplo, a partir da orientação de nutricionistas e médicos. Assim, apenas a apresentação na comunicação da eficácia do produto e o quão benéfico pode ser a saúde humana, protagonizados por agentes sem conhecimento técnico, podem não ser suficientes para que os riscos reais em consumir tais produtos sejam negligenciados.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose The general objective of this study was to verify the relationship between the intention to consume dietary supplements and perceived risk, broken down into perceived risk in relation to health and perceived risk in relation to product performance. Design/methodology/approach Descriptive-quantitative research was carried out via an online survey through a structured questionnaire based on the scales of Laroche et al. (2005) and DelVecchio and Smith (2005). Data analysis was performed using multiple linear regression analysis. Of the total number of questionnaires answered, 207 were considered valid. Findings The result of the study points to statistical significance for the research hypotheses, confirming that the lower the perceived risk associated with the purchase of dietary supplements in relation to product performance and health damage, the greater the intention of consumption by individuals in this category of product. Originality/value The confirmation of the role of risk in the consumer’s decision process leads to the observation that this risk perception is not always based on reliable information, for example, from the guidance of nutritionists and doctors. Thus, only the presentation in the communication of the effectiveness of the product and how beneficial it can be to human health, carried out by agents without technical knowledge, may not be enough for the real risks of consuming such products to be neglected.
  • Capacidade de monetização de dados: da revisão sistemática da literatura à proposição de um modelo multidimensional Original Article

    Maia, Cláudia Rodrigues; Maçada, Antônio Carlos Gastaud; Lunardi, Guilherme Lerch; Sengik, Aline Rossales

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo Este estudo explora o campo pouco explorado da monetização de dados e criação de valor na área de Sistemas de Informação (SI). Apesar do crescente interesse em utilizar dados para ganhos financeiros e operacionais, existe uma lacuna na literatura ao examinar sistematicamente a interação entre termos relacionados a dados, como monetização, valor, capacidades, insights e desempenho. Desenho/Metodologia/Abordagem Conduzido como uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL), o estudo analisou 148 artigos da base de dados Scopus usando as diretrizes PRISMA e o pacote Bibliometrix. Sintetizando o conhecimento existente, ele lança luz sobre tendências em periódicos de SI de destaque e desafios enfrentados por organizações na extração de valor de seus dados. Resultados O estudo revela tendências influentes na literatura de SI sobre monetização de dados e descobre desafios enfrentados por organizações nesse domínio. Ao propor um modelo teórico multidimensional, a pesquisa integra capacidades de gestão da informação e monetização de dados, contribuindo para o avanço do conhecimento científico em pesquisas de SI. Implicações Práticas O estudo oferece estratégias acionáveis para organizações monetizarem dados de forma eficaz, aprimorarem a agilidade nos negócios e melhorarem o desempenho, orientando-as a se tornarem organizações orientadas por dados. Originalidade/Contribuição Contribuindo para a Teoria da Administração em pesquisas de SI, este estudo realiza uma análise abrangente da monetização de dados, sintetiza tendências na literatura e propõe um modelo teórico inovador integrando capacidades de gestão da informação e monetização de dados.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose This study explores the underexplored field of data monetization and value creation within Information Systems (IS). Despite the growing interest in leveraging data for financial and operational gains, a literature gap exists in systematically examining the interplay between data-related terms such as monetization, value, capabilities, insights, and performance. Design/Methodology/Approach Conducted as a Systematic Literature Review (SLR), the study analyzed 148 articles from the Scopus database using PRISMA guidelines and the Bibliometrix package. Synthesizing existing knowledge sheds light on trends in major IS journals and challenges faced by organizations in extracting value from their data. Findings The study reveals influential trends in IS literature on data monetization and uncovers challenges faced by organizations in this domain. Proposing a multidimensional theoretical model, the research integrates information management and data monetization capabilities, contributing to advancing scientific knowledge in IS research. Practical Implications The study offers actionable strategies for organizations to monetize data effectively, enhance business agility, and improve performance, guiding them toward becoming data-driven. Originality/Value Contributing to the Theory of Administration within IS research, this study conducts a comprehensive analysis of data monetization, synthesizes literature trends, and proposes an innovative theoretical model integrating information management and data monetization capabilities.
  • Compensação executiva e prestígio corporativo: uma revisão sistemática de literatura Original Article

    Dutra, Vanessa Rabelo; Silva, Wesley Vieira da; Ceretta, Paulo Sergio; Galanos, Aliki Karagrigoriou

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo Este estudo tem como objetivo analisar a relação entre a compensação executiva e o prestigio corporativo baseado na literatura. Metodologia Organizamos e analisamos sistematicamente periódicos revisados por pares de 1960 a 2021 para avaliar a progressão acadêmica em remuneração de executivos e prestígio corporativo. Analisamos 59 artigos da Web of Science Core Collection e do banco de dados Scopus. Resultados Identificamos um aumento na taxa de publicações por ano sobre esse tópico. A síntese da literatura revela que, fundamentalmente, os estudos foram realizados nos Estados Unidos. Os resultados também mostram que há pouca relação entre os pesquisadores e, por fim, identificamos uma lacuna na literatura, pois a maioria dos estudos sobre remuneração de executivos não considera o prestígio corporativo, o desempenho e a remuneração em conjunto. Originalidade/valor Este estudo é pioneiro na realização de uma revisão sistemática da literatura que considera a interconexão entre remuneração e prestígio. As contribuições deste estudo consistem em identificar e sistematizar o conhecimento e derivar a lacuna de pesquisa e pesquisas futuras, o que é útil para acadêmicos e profissionais entenderem a remuneração de executivos e o prestígio corporativo, pois os dados revelam um campo de estudo a ser considerado e analisado.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose This study aims to analyze the relationship between executive compensation and corporate prestige based on scientific literature. Methodology We systematically organized and analyzed peer-reviewed journals from 1960 to 2021 to assess the academic progression in executive compensation and corporate prestige. We analyzed 59 articles from the Web of Science Core Collection and Scopus databases. Findings We identified an increase in the rate of publications per year on this topic. The synthesis of the literature reveals that, fundamentally, the United States carried out the studies. Results also show that there is little relationship between researchers, and, finally, we identified a gap in the literature as most studies on executive compensation do not consider corporate prestige, performance, and compensation together. Originality/Value This study is a pioneer in undertaking a systematic literature review considering the interconnection between compensation and prestige. The contributions of this study consist of identifying and systematizing knowledge and deriving the research gap and future research, which is helpful for academics and practitioners to understand executive compensation and corporate prestige as the data reveal a field of study to be considered and analyzed.
  • O impacto do ceticismo do consumidor no valor percebido de alimentos orgânicos e na intenção de compra Original Article

    Cicciù, Bruno; Carmona, Linda Jessica De Montreuil

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo O objetivo deste artigo é avaliar o impacto do ceticismo do consumidor no valor percebido e na intenção de compra de alimentos orgânicos. Desenho/metodologia/abordagem Pesquisa realizada mediante questionário aplicado em uma amostra de 404 entrevistados brasileiros. A análise dos dados incluiu estatística descritiva e modelagem de equações estruturais por mínimos quadrados parciais. Constatações O estudo confirmou a relação negativa entre o ceticismo e o valor percebido dos alimentos orgânicos e a relação positiva entre o valor percebido e a intenção de compra. Em contraste, a relação negativa entre ceticismo e intenção de compra não foi evidenciada. Implicações práticas Ao entender o ceticismo, as marcas podem educar os consumidores, construir confiança, refinar propostas de valor e diferenciar seus produtos. Estratégias de comunicação eficazes podem demonstrar a qualidade e autenticidade e, simultaneamente, justificar os preços premium. Sugere-se aos criadores de políticas públicas a promoção de campanhas informativas para melhorar o conhecimento sobre produção e consumo orgânicos e seu impacto positivo na saúde das pessoas e no meio ambiente. Implicações sociais Os resultados podem subsidiar a melhoria da qualidade de vida das pessoas através do consumo de alimentos saudáveis e ambientalmente corretos. Originalidade Este estudo pode ser considerado um dos primeiros a abordar a relação entre o ceticismo do consumidor, o valor percebido e a intenção de compra de alimentos orgânicos, apontando para a influência de fatores contextuais, como o ceticismo do consumidor no comportamento do consumidor.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose The purpose of this paper is to evaluate the impact of consumer skepticism on the perceived value of organic food and purchase intention. Design/methodology/approach Quantitative research was carried out using a survey applied to a sample of 404 Brazilian respondents. Data analysis included the use of descriptive statistics and partial least squares structural equation modeling. Findings The study confirmed the negative relationship between skepticism and the perceived value of organic food and the positive relationship between the perceived value and the purchase intention. In contrast, the negative relationship between skepticism and purchase intention was not confirmed by data analysis. Practical implications By exploring why consumers display skepticism, brands can seek to overcome such skepticism, build trust, refine their value propositions, and differentiate their products. Effective communication strategies can showcase quality and authenticity while justifying premium prices. It is suggested that public policymakers should promote information campaigns to improve knowledge about the production and consumption of organic food and how this has a positive impact on people’s health and the environment. Social implications The results of this research can lead to people’s quality of life being improved if they switch to consuming natural and environmentally sound food. Originality This study can be considered one of the first to address the relationship between consumer skepticism and the perceived value of organic food and the purchase intention. This includes pointing to the influence of contextual factors, such as consumer skepticism and consumer behavior.
  • O impacto da certificação FSC percebidos por colaboradores de empresas brasileiras Original Article

    Nunes, Moema Pereira; Weber, Bruna Rafaela Kercher; Fagundes, Camila; Schreiber, Dusan

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo Este estudo avalia evidências empíricas sobre a percepção dos colaboradores sobre os impactos positivos e negativos da certificação Forest Stewardship Council (FSC) em empresas brasileiras. Metodologia Foi desenvolvido um levantamento e coletados dados de 149 colaboradores de empresas certificadas. Uma escala de impactos positivos e negativos foi desenvolvida a partir da literatura. O teste de Jonckheere-Terpstra foi utilizado para comparar a diferença estatística dos atributos em análise. Também foi desenvolvida uma análise fatorial exploratória com abordagem quantitativa. Resultados As percepções mais positivas estão relacionadas à proteção da floresta e da sociedade. Quanto aos aspectos negativos, destacam-se a desinformação sobre as certificações e o seu custo de implementação. Originalidade A literatura existente sobre a certificação FSC tem como foco os gestores das empresas e/ou stakeholders externos. O estudo sobre a perspectiva dos colaboradores de empresas certificadas é importante para garantir o bem-estar dos funcionários, promover a sustentabilidade e a responsabilidade social corporativa, identificar áreas de melhoria e fortalecer a reputação e a credibilidade da empresa no mercado.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose This study evaluates empirical evidence on the perceptions of employees on the positive and negative impacts of Forest Stewarship Council (FSC) certification on Brazilian companies. Methodology A survey was developed, and data from 149 employees of certified companies was collected. A scale of positive and negative impacts based on the literature was developed. The Jonckheere-Terpstra test was used to compare the statistical differences between the attributes under analysis. An exploratory factor analysis was also developed with a quantitative approach. Results The most positive perceptions are related to the protection of the forest and society. Regarding the negative aspects, the misinformation about the certifications and the cost to carry out the certification were highlighted. Originality The existing literature about FSC certification focuses on company managers and/or external stakeholders. A study on the perspective of employees from certified companies is important to ensure the well-being of employees, promote sustainability and corporate social responsibility, identify areas for improvement, and strengthen the company’s reputation and credibility in the market.
  • Impactos do índice ESG no desempenho das empresas do setor da educação Original Article

    Casquel Júnior, Jair Manoel; Povedano, Rafael; Santos, Luís Henrique Dos; Belli, Marcio Marcelo; Gaio, Luiz Eduardo

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo Este artigo procurou identificar o impacto das classificações ambientais, sociais e de governança (ESG) de empresas do ramo de educação, tais como: faculdades, universidades e escolas profissionais com fins lucrativos nos seus resultados financeiros. Metodologia Foram utilizados como amostra os dados de 50 empresas de todo o mundo, listadas em bolsa e com dados ESG disponíveis para o período de 2012 a 2021 contidos na base de dados REFINITIV-EIKON. Como variáveis dependentes, foram utilizados o Q de Tobin e o Market-to-Book (MTB), variáveis amplamente adotadas em estudos econômicos similares. Como variáveis de desempenho financeiro foram utilizadas a Rentabilidade do Ativo (ROA) e a Rentabilidade sobre o Capital Próprio (ROE). Como variáveis explicativas foram usados os índices ESG-combinado, Pilar-Social, Pilar-Ambiental e Pilar de Governança. O método de regressão utilizado foi o método de momentos generalizados (GMM). Conclusões Como resultado, foi encontrada uma relação significativa e positiva entre as pontuações do ESG-combinado e Pilar-Social com o desempenho financeiro, representado pelo ROE e ROA. Este resultado é semelhante aos de outros estudos que encontraram a mesma relação positiva. Por outro lado, verificou-se uma relação significativa e negativa entre as pontuações ESG-combinado e Pilar-Social com os indicadores de mercado Q de Tobin e MTB. Implicações práticas Os resultados indicam que, apesar de as pontuações do ESG-combinado e do Pilar-Social estarem positivamente relacionados com os resultados financeiros, o mercado não reconhece positivamente nem fixa o preço das ações devido a essas pontuações. Originalidade Estes resultados ainda não tinham sido observados para o sector de educação.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose This paper examined the impact of Environmental, Social and Governance (ESG) scores of for-profit colleges, universities, and professional schools on their market and financial results. Design/methodology/approach Sample data from 50 companies, national and international, listed on a stock exchange and with ESG data available from 2012 to 2021 was obtained on the EIKON-REFINITIV information database. Performance variables comprised Tobin’s Q and Market-to-Book (MTB), widely adopted in similar economic studies. Return on Assets (ROA) and Return on Equity (ROE) conformed to the financial performance variables. Explanatory variables consisted of ESG combined, ESG Social Pillar, Environmental Pillar, and Governance Pillar indexes. The analysis used the Generalized Method of Moments regression (GMM). Findings ESG combined showed a significant positive relationship with Social Pillar scores and financial performance, represented by ROE and ROA, as found by other studies. Conversely, we observed a significant negative relationship between ESG combined and Social Pillar scores and market indicators (Tobin’s Q and MTB). Practical implications Results indicate that although ESG combined, Social Pillar scores, and financial performance are positively related to financial results, these do not reflect positive market recognition or price shares. Originality First-time results for this sector.
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