Acessibilidade / Reportar erro

Fatores determinantes para à hesitação vacinal contra a COVID-19 em brasileiros: estudo utilizando modelagem de equações estruturais

RESUMO

Objetivos:

investigar os fatores que influenciam a hesitação em relação à vacina contra a COVID-19 entre brasileiros.

Métodos:

esta pesquisa empregou uma abordagem observacional e analítica, utilizando uma pesquisa online. A coleta de dados ocorreu em 2020 e a análise dos dados foi realizada utilizando modelagem de equações estruturais.

Resultados:

a prevalência da hesitação vacinal foi de 27,5% (1182 indivíduos). Há uma correlação negativa entre a crença em teorias da conspiração e a influência social. Entre as diversas crenças associadas às intenções de vacinação, apenas as crenças em conspirações exibiram valor preditivo significativo. Assim, os resultados sugerem que as crenças pessoais impactam significativamente a hesitação em relação à vacinação e também indicam que a confiança em órgãos governamentais está inversamente relacionada à hesitação.

Conclusões:

a HV emerge como um fenômeno multifacetado, influenciado por uma complexa gama de fatores, incluindo crenças pessoais, confiança em órgãos governamentais e sistemas de saúde.

Descritores:
Comportamentos Relacionados com a Saúde; Comunicação; COVID-19; Desinformação; Saúde Global

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br