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Elaboração e validação de um e-book com as leis sobre o diabetes nas escolas

RESUMO

Objetivos:

elaborar e validar um e-book sobre os direitos e deveres de crianças e adolescentes com diabetes nas escolas.

Métodos:

estudo metodológico, desenvolvido em nove etapas: definição do processo de criação, levantamento bibliográfico, elaboração do e-book, cálculo da legibilidade e apreensibilidade, ilustração, validação pelo comitê de juízes e público-alvo (mães de alunos com diabetes e equipe escolar), reuniões de especialistas e discussão final. Considerou-se aceitável o Coeficiente de Validade de Conteúdo mínimo de 0,80.

Resultados:

obteve-se o Coeficiente de Validade de Conteúdo médio de 0,97 para clareza e relevância, e as imagens tiveram 94% de aprovação. No teste face a face, o público-alvo considerou o material claro e adequado à finalidade proposta.

Conclusões:

o e-book foi elaborado e validado quanto a conteúdo e relevância, podendo ser utilizado para instruir a população acerca das leis sobre o diabetes nas escolas.

Descritores:
Materiais de Ensino; Diabetes Mellitus; Estudo de Validação; Criança; Legislação como Assunto

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