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Reflexões sobre enfermagem e COVID-19 à luz da educação em saúde

RESUMO

Objetivo:

Refletir sobre a enfermagem e pandemia da COVID-19 levando em consideração a educação em saúde, a promoção da saúde e os campos de atuação da Carta de Ottawa.

Métodos:

Estudo teórico-reflexivo fundamentado nos conceitos de educação em saúde e promoção da saúde e nos campos de atuação da carta de Ottawa.

Resultados:

As ações educativas estão presentes nos contextos de epidemias e pandemias, bem como no trabalho do enfermeiro, que precisa ser cada vez mais pautado no diálogo e no empoderamento individual e coletivo para possibilitar ao usuário a adoção de comportamentos saudáveis e preventivos — neste caso, em relação à COVID-19. Entretanto, esse profissional precisa de ações e medidas efetivas e eficazes de políticas públicas embasadas em pressupostos científicos da promoção da saúde.

Considerações finais:

As ações de educação em saúde precisam ser cada vez mais valorizadas, pois o conhecimento pode ser considerado a primeira “vacina” para o combate a qualquer pandemia.

Descritores:
Educação em Saúde; Pandemia; Enfermeiras e Enfermeiros; Promoção da Saúde; Empoderamento para a Saúde

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