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Estratégias ativas de ensino melhoram conhecimentos e habilidades de enfermeiros, para atendimento à pessoa com queimaduras

RESUMO

Objetivo:

avaliar o efeito de intervenção educativa, na autopercepção de enfermeiros, sobre conhecimentos e habilidades para atendimento inicial a pessoa que sofreu queimaduras.

Métodos:

estudo quase experimental do tipo antes e depois, com 18 enfermeiros que assistem pacientes que sofreram queimaduras. A intervenção, realizada durante 11 dias em encontros presenciais e atividades on-line, compreendeu as estratégias ativas case-based learning, simulação realística, mapas conceituais e portfólio digital. Utilizou-se um instrumento estruturado para coleta de dados sociodemográficos, e outro referente ao conhecimento e habilidades essenciais ao atendimento inicial a pessoa com queimaduras.

Resultados:

As pontuações médias obtidas antes da intervenção variaram de 2,78 a 3,33 e, após a intervenção variam de 3,89 a 4,72. Observou-se diferenças estatisticamente significantes (p<0,005) em todas as questões abordadas.

Conclusão:

esta intervenção educativa, baseada em métodos de ensino inovadores, mostrou efeito positivo nos conhecimentos e habilidades dos enfermeiros sobre o atendimento inicial a pessoa com queimaduras.

Descritores:
Educação em Enfermagem; Aprendizagem; Conhecimento; Simulação; Queimaduras

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