Acessibilidade / Reportar erro

Memória coletiva de cuidado ao coto umbilical: uma experiência educativa

RESUMO

Objetivo:

Relatar a experiência educativa com gestantes a partir do resgate da memória coletiva herdada de cuidado ao coto umbilical realizado pelas avós.

Método:

Relato de experiência fundamentado na memória coletiva, oriundo de uma oficina com 20 gestantes de uma Unidade Básica de Saúde em um município do interior baiano.

Resultados:

Observou-se que as gestantes têm as avós como pessoas significativas no cuidado ao coto, as quais transmitem suas memórias permeadas de crenças, mitos e crendices que, embora devam ser respeitados pelo enfermeiro e demais profissionais de saúde, por vezes, podem contribuir para a ocorrência de onfalites e tétano neonatal.

Considerações finais:

Percebeu-se a necessidade de sensibilização e educação de todos os envolvidos nesse cuidado, principalmente as avós, no sentido de que possam refletir sobre os riscos e danos que certos conhecimentos empíricos podem causar à saúde do coto umbilical.

Descritores:
Cuidado, Memória; Educação em Saúde; Cordão Umbilical; Cultura; Tétano

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br