Acessibilidade / Reportar erro

O cuidado prestado por pais a lactentes com sonda alimentadora: repercussões psicossociais

RESUMO

Objetivos:

compreender as repercussões psicossociais vivenciadas por pais cuidadores, decorrentes do cuidado do filho com fissura labiopalatina, disfágico e em uso de sonda alimentadora.

Métodos:

estudo qualitativo, desenvolvido em um hospital terciário em setembro de 2016. A amostra definida por saturação teórica constou sete mães. A coleta de dados foi realizada por entrevista não estruturada, audiogravada e transcrita na íntegra. Utilizou-se como referencial teórico o Interacionismo Simbólico e como referencial metodológico, a Análise de Conteúdo Temática.

Resultados:

foram elucidadas cinco categorias: impacto e enfrentamento do diagnóstico; enfrentamento da sobrecarga e o estresse; interação entre cuidadores como estratégia de aceitação e enfrentamento; impacto no convívio familiar e social dos cuidadores; e enfrentamento da curiosidade e o preconceito familiar e comunitário.

Considerações finais:

apesar da sobrecarga física e emocional, a figura materna exerce o papel principal e determinante no cuidado, refletindo a complexidade do processo de cuidar.

Descritores:
Transtornos da Deglutição; Relações Familiares; Fenda Labial; Fissura Palatina; Cuidadores

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br