Acessibilidade / Reportar erro

Compreensões sobre autocuidado íntimo com mulheres ribeirinhas: pesquisa qualitativa à luz do Sunrise Model

RESUMO

Objetivos:

contribuir para a mudança de compreensões e saberes do sistema popular de mulheres ribeirinhas sobre o autocuidado íntimo feminino, antes e depois da aplicação de uma dinâmica educativa.

Métodos:

estudo qualitativo-participativo apoiando-se no Sunrise Model. Participaram 20 mulheres, cadastradas em Unidade Básica de Saúde da ilha do Combu, estado do Pará, Brasil, no segundo semestre de 2022. Ocorreram entrevistas semiestruturadas antes e depois da dinâmica educativa; e posterior análise indutiva reflexiva.

Resultados:

aponta-se um mecanismo feminino de educação geracional; o ato cultural do banho como sinônimo de autocuidado íntimo e da prevenção de doenças; asseios íntimos com ervas medicinais; falta de abordagem do tema pelo sistema profissional; temor do uso da “água barrenta”; e falta de recursos financeiros para compra de produtos específicos voltados aos cuidados genitourinários.

Considerações Finais:

fatores de companheirismo e sociais movem o autocuidado íntimo, contudo tabus, desconhecimento e pobreza são vivenciados pelas ribeirinhas.

Descritores:
Atenção Primária à; Saúde; Determinantes Sociais da Saúde; Educação em Saúde; Enfermagem Transcultural; Saúde da Mulher

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br