Acessibilidade / Reportar erro

O uso da espiritualidade/religiosidade por enfermeiros residentes em oncologia na assistência de enfermagem

RESUMO

Objetivos:

analisar o uso da espiritualidade/religiosidade por enfermeiros residentes em oncologia na assistência ao paciente oncológico.

Métodos:

estudo censitário, descritivo, do tipo seccional, com 46 enfermeiros residentes de três hospitais públicos do Rio de Janeiro. A coleta de dados ocorreu entre agosto de 2020 e janeiro de 2021, utilizando um questionário sociodemográfico, incluindo uma pergunta acerca do uso da espiritualidade/religiosidade para lidar com situações do trabalho. A análise descritiva foi realizada por meio do software SPSS, versão 22.0.

Resultados:

os participantes afirmaram fazer uso da religiosidade/espiritualidade em situações de trabalho relacionadas ao cliente ou a si próprio. Em relação ao cliente, a morte foi a situação mais referida entre os profissionais, e para si, as situações do dia a dia e sua vulnerabilidade emocional foram as mais referidas.

Considerações Finais:

a espiritualidade e a religiosidade são dimensões que guiam as atitudes dos enfermeiros residentes em oncologia.

Descritores:
Espiritualidade; Religião; Terapias Complementares; Enfermagem Oncológica; Internato não Médico

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br