Acessibilidade / Reportar erro

Parentalidade de mães de crianças na primeira infância durante a pandemia de COVID-19: pesquisa qualitativa

RESUMO

Objetivos:

compreender a parentalidade e práticas parentais de mães de crianças na primeira infância que vivem em contextos de pobreza, diante da pandemia de COVID-19.

Métodos:

estudo exploratório, descritivo, abordagem qualitativa. As participantes foram selecionadas no contexto comunitário, compondo uma amostra intencional para a coleta por entrevistas semi-estruturadas na modalidade online. Os dados foram analisados de forma indutiva e ancorados na Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano.

Resultados:

oito mães participaram da pesquisa. As mães destacaram prazer em cuidar dos filhos, embora estivessem sobrecarregadas com atividades e cuidado integral no momento da pandemia. As crianças, na percepção das mães, apresentaram maior frequência de comportamentos desafiadores, os quais podem ter relação com práticas parentais negativas, como punição e violência física.

Considerações Finais:

intervenções de apoio à parentalidade se tornam urgentes diante de mudanças suscitadas pela pandemia de COVID-19 em famílias que vivem em contexto de pobreza.

Descritores:
Poder Familiar; Vulnerabilidade Social; Desenvolvimento Infantil; COVID-19; Pesquisa Qualitativa

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br