Acessibilidade / Reportar erro

Risco cardiovascular e fatores de risco cardiovascular em adolescentes

RESUMO

Objetivos:

identificar o risco cardiovascular e os fatores de risco cardiovascular em adolescentes e verificar correlações entre essas variáveis e marcadores bioquímicos, e entre percentis de pressão arterial, Índice de Massa Corporal e marcadores bioquímicos.

Métodos:

estudo transversal, realizado em escola brasileira, de agosto-setembro de 2019, incluindo 205 participantes que foram entrevistados. Após a entrevista, foram realizadas avaliações antropométricas, incluindo peso, altura, circunferência do braço, aferição da pressão arterial e coleta de sangue. Foi realizada análise descritiva e inferencial por meio do Teste do Qui-Quadrado.

Resultados:

18,5% apresentavam percentis de pressão arterial>95%, 25,4% com sobrepeso e 25,9% com risco cardiovascular muito alto. Foram encontradas associações estatisticamente significativas entre risco cardiovascular e sexo, Índice de Massa Corporal e percentis de pressão arterial e entre percentis de pressão arterial e triglicérides.

Conclusões:

a alta prevalência de fatores de risco em adolescentes escolares reforça a necessidade de intervenções para redução do risco cardiovascular nessa população.

Descritores:
Adolescente; Escola; Doenças Cardiovasculares; Pressão Sanguínea; Risco Cardiovascular

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br