Acessibilidade / Reportar erro

Eventos dermatoneurológicos adversos e impactos nas atividades cotidianas de pacientes com neoplasias gastrointestinais em quimioterapia

RESUMO

Objetivo:

associar a presença e a graduação de eventos dermatoneurológicos adversos (neuropatia periférica e síndrome mão-pé) e as interferências nas atividades da vida diária de pacientes com neoplasias gastrointestinais em tratamento antineoplásico sistêmico.

Método:

trata-se de um estudo longitudinal, prospectivo, com a utilização de instrumentos de avaliação da síndrome mão-pé e da neuropatia periférica.

Resultados:

foram 36 pacientes: 66,7% com diagnóstico de câncer de cólon e 83,2% em terapia combinada. A partir do ciclo 5, todos apresentaram a síndrome mão-pé, com maioria de grau 1, não relacionada com a interferência nas atividades da vida diária. Em relação à neuropatia periférica, houve a correlação de intensidade moderada a forte desde o ciclo 1 de tratamento.

Conclusão:

a neuropatia periférica afeta negativamente as atividades da vida diária. O acompanhamento dos eventos dermatoneurológicos pelo enfermeiro oncológico contribui para a prática clínica da enfermagem e subsidia o desenvolvimento da prática avançada no país.

Descritores:
Eventos Adversos; Enfermagem Oncológica; Antineoplásicos; Neoplasias Gastrointestinais; Atividades Cotidianas

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br