Abelson et al., (2017)(1818 Abelson JS, Symer M, Peters A, Charlson M, Yeo H. Mobile heath apps and recovery after surgery: what are patients willing to do?. Am J Surg. 2017;214(4):616-22. https://doi.org/10.1016/j.amjsurg.2017.06.009 https://doi.org/10.1016/j.amjsurg.2017.0...
) Estados Unidos da América |
Verificar a vontade do público de se envolver com tecnologia móvel de saúde no ambiente pós-operatório e identificar as variáveis específicas associadas a essa vontade. |
Estudo transversal |
Foram contatados 3.230 indivíduos, dos quais 1.184 eram elegíveis. Dos elegíveis, 800 completaram a pesquisa final. |
mHealth: rastreadores, preencher pesquisas diárias, enviar fotos e compartilhar atualizações com familiares e amigos selecionados. |
Dos pacientes, 80,6% relataram maior disposição para usar um rastreador no pulso; 74,3%, preencher uma pesquisa diária; 66,3%, enviar fotos; e 59,1%, compartilhar atualizações. A idade avançada não foi associada a uma menor vontade do uso de mHealth. A etnia hispânica foi associada à menor probabilidade de utilizar um rastreador no pulso. Ensino superior, confiança na internet e uso preexistente de smartphone foram todos independentemente associados à disposição de se envolver com vários componentes de mHealth. |
Moderado |
Avery et al., (2019)(1919 Avery KNL, Richards HS, Portal A, Reed T, Harding R, Carter R, et al. Developing a real-time electronic symptom monitoring system for patients after discharge following cancer-related surgery. BMC Cancer. 2019;19(1):463. https://doi.org/10.1186/s12885-019-5657-6 https://doi.org/10.1186/s12885-019-5657-...
) Inglaterra |
Descrever o desenvolvimento de um sistema ePRO integrado ao registro eletrônico de saúde de um hospital para melhorar a detecção de complicações e efeitos adversos após a alta de cirurgia relacionada ao câncer (cirurgia abdominal de grande porte). |
Estudo transversal |
Entre os pacientes, 59 acessaram o sistema ePRO. |
Sistema ePRO |
A incorporação de dados do ePRO na prática clínica pode trazer benefícios mais amplos aos pacientes em relação ao cuidado com a ferida operatória de cirurgias relacionadas ao câncer e também ao sistema de saúde, por meio da padronização da prática do cuidado, agilizando e aprimorando as consultas clínicas e otimizando o cuidado centrado no paciente. |
Moderado |
Chang et al., (2019)(99 Chang H-Y, Hou Y-P, Yeh F-H, Lee S-S. The impact of an mHealth app on knowledge, skills and anxiety about dressing changes: a randomized controlled trial. J Adv Nurs. 2020;76(4):1046-56. https://doi.org/10.1111/jan.14287 https://doi.org/10.1111/jan.14287...
)Taiwan |
Avaliar a eficácia de um aplicativo mHealth no conhecimento dos pacientes ou de seus cuidadores e familiares sobre o cuidado com feridas, habilidades na troca de curativos e ansiedade. |
Ensaio clínico randomizado |
Foram contatados 70 pacientes (ou familiares) em um hospital universitário de 1.500 leitos. Eles foram randomizados em um grupo experimental (n = 35) ou controle (n = 35). |
mHealth desenvolvido na plataforma Android |
Os participantes de ambos os grupos (intervenção e controle) apresentaram melhora significativa nos cuidados com feridas entre pré-teste T1 e pós-testes T2 e T3, mas principalmente entre T1 e T3. Também melhoraram significativamente seus níveis de habilidades no tratamento de feridas, sendo maior para o grupo experimental do que para o grupocontrole. Com relação à ansiedade com o cuidado da ferida, houve diminuição maior da ansiedade no grupo experimental do que no grupocontrole. |
Baixo |
Chen et al., (2020)(2020 Chen Y-W, Hsu J-T, Hung C-C, Wu J-M, Lai F, Kuo S-Y. Surgical wounds assessment system for self-care. IEEE Trans Syst Man Cybern Syst. 2020;50(2):5076-91. https://doi.org/10.1109/TSMC.2018.2856405 https://doi.org/10.1109/TSMC.2018.285640...
) Taiwan |
Propor um sistema de avaliação da ferida cirúrgica para o autocuidado. |
Estudo transversal |
46 pacientes |
Ferramenta de captura de imagens em superpixels (alta resolução) |
A implementação dessa ferramenta de imagens em recortes de superpixels permitiu que a avaliação da ferida cirúrgica fosse realizada de maneira tão fidedigna (90% de precisão) quanto a avaliação feita por profissionais médicos. |
Alto |
Holt, Flint, Bowers, (2011)(2525 Holt JE, Flint EP, Bowers MT. Got the picture?: using mobile phone technology to reinforce discharge instructions. Am J Nurs. 2011;111(8):47-51. https://doi.org/10/1097/01.NAJ.0000403363.66929.41 https://doi.org/10/1097/01.NAJ.000040336...
) Estados Unidos da América |
Demonstrar se a utilização da tecnologia audiovisual para apoiar um paciente por meio da educação para alta pode promover a adesão às instruções de autocuidado, aumentar autonomia do paciente e reduzir resultados de baixa qualidade. |
Relato de caso |
Um paciente |
Câmera e gravação de voz do telefone celular do paciente |
A intervenção empregada representa uma forma inovadora de usar a tecnologia já existente no telefone celular para fornecer educação para alta mais eficaz e centrada no paciente, tendo como consequência a adesão do paciente a todos os processos necessários para a troca de curativo, satisfação e autonomia do paciente no processo de autocuidado, paciente sem infecção ou outras morbidades e sem necessidade de reinternação. |
Baixo |
Sanger et al., (2014)(2121 Sanger PC, Hartzler A, Han SM, Armstrong CAL, Stewart MR, Lordon RJ, et al. Patient perspectives on post-discharge surgical site infections: towards a patient-centered mobile health solution. PLoS One. 2014;9(12):e114016. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0114016 https://doi.org/10.1371/journal.pone.011...
) Estados Unidos da América |
Explorar a experiência do paciente com relação àabertura de um aplicativo mHealth de monitoramento de ferida como uma solução para ISC. |
Estudo transversal |
Foram identificados 17 pacientes elegíveis. Destes, 13 participaram e 4 estavam dispostos a participar, mas enfrentavam restrições de tempo ou tinham doença psiquiátrica. |
mPOWEr |
Surgiram três principais temas durante as entrevistas sobre autocuidado dos pacientes em complicações da ferida no pós-alta, que foram o conhecimento para o autocuidado e automonitoramento, eficácia para o autocuidado e monitoramento de feridas em casa, comunicação com provedores. Já considerando a aceitabilidade, benefícios percebidos e limitações potenciais de uma solução mHealth, os participantes perceberam que essa solução pode abordar os desafios pós-alta ao permitir um acompanhamento mais frequente, completo, levando a menos ansiedade e menos visitas desnecessárias ao serviço de saúde. |
Baixo |
Tofte et al., (2018)(2222 Tofte JN, Anthony CA, Polgreen PM, Buckwalter JA, Caldwell LS, Fowler TP, et al. Postoperative care via smartphone following carpal tunnel release. J Telemed Telecare. 2020;26(4):223-31. https://doi.org/10.1177/1357633X18807606 https://doi.org/10.1177/1357633X18807606...
) Estados Unidos da América |
Explorar a segurança, eficácia e conveniência para o paciente na utilização de um novo aplicativo de smartphone para cuidados pós-operatórios após a liberação do túnel do carpo. |
Estudo transversal |
16 pacientes |
Aplicativo mobile
|
Todos os pacientes completaram com sucesso a remoção do curativo. No geral, 10 de 16 pacientes (63%) foram capazes de remover com sucesso suas suturas. Quinze pacientes (94%) capturaram fotos de feridas, embora uma foto tenha sido considerada muito borrada para análise. Para os 14 pacientes que tinham uma foto da ferida clinicamente adequada e documentação clínica dos sintomas disponíveis, os autores classificaram a ferida como “não complicada”, “macerada”, “aberta” ou “infectada’. Com exceção de um único paciente com leve maceração da ferida, nenhuma outra complicação significativa da ferida foi identificada na visita pessoal de 10 a 14 dias pós-operatória ou durante a revisão das fotografias da ferida. |
Moderado |
Yahanda et al., (2019)(2424 Yahanda AT, Marino NE, Barron J, Concepcion A, St John T, Lu K, et al. Patient engagement and cost savings achieved by automated telemonitoring systems designed to prevent and identify surgical site infections after joint replacement. Telemed J E Health. 2019;25(2):143-51. https://doi.org/10.1089/tmj.2017.0325 https://doi.org/10.1089/tmj.2017.0325...
) Estados Unidos da América |
Avaliar o uso e a satisfação dos pacientes nas intervenções de telemonitoramento por mensagens de texto e voz para prevenir e identificar ISC, após substituição de articulação. |
Ensaio clínico piloto |
Foram inscritos 1.392 pacientes no EpxDecol e 1.753 pacientes no EpxWound. |
EpxDecol e EpxWound (mensagens de texto e voz) |
A proporção dos pacientes que responderam diariamente no ExpDecol foi de 91% e dos que responderam no ExpWound foi de 77,7%. A porcentagem de resposta diminuiu 5% durante cada intervenção. Em análise final, 88,4% dos pacientes com EpxDecol e 67,8% dos pacientes com ExpWound responderam 80% de todas as mensagens. Para uma pesquisa de satisfação com as intervenções, utilizou-se uma coorte de 1.246 pacientes pós-intervenção: a resposta média de como os pacientes avaliaram o atendimento foi de 9/9, sendo que 8/9 foi para comunicação aprimorada e 5/9 para o número de mensagens recebidas. |
Alto |
Anthony et al., (2018)(2323 Anthony CA, Lawler EA, Ward CM, Lin IC, Shah AS. Use of an automated mobile phone messaging robot in postoperative patient monitoring. Telemed J E Health. 2018;24(1):61-6. https://doi.org/10.1089/tmj.2017.0055 https://doi.org/10.1089/tmj.2017.0055...
) Estados Unidos da América |
Descrever um método de comunicação com os pacientes no pós-operatório fora do ambiente tradicional de saúde, usando um software automatizado e plataforma de mensagens de telefone celular; e avaliar a primeira semana de pós-operatório. |
Estudo transversal |
47 pacientes |
Software automatizado e plataforma de mensagens de telefone celular |
A tendência da dor diminuiu diariamente na primeira semana de pós-operatório, com os níveis mais elevados de dor relatados nas primeiras 48 horas após a cirurgia. Os pacientes relataram um uso médio de 15,9 comprimidos de analgésico opioide prescrito. A utilização de um robô de software de mensagens de telefone celular permite a coleta de dados eficaz sobre a dor pósoperatória e uso de analgésicos. |
Baixo |