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Formação do enfermeiro para a gestão do cuidado: revisão integrativa da literatura

RESUMO

Objetivos:

identificar como ocorre a formação do enfermeiro para a gestão do cuidado.

Métodos:

revisão integrativa, norteada pela pergunta de pesquisa: “Como ocorre a formação do enfermeiro para a gestão do cuidado?” A busca foi realizada na LILACS, BDENF, CINAHL, Cochrane Library, BVS e SciELO, utilizando estratégias combinadas para seleção das publicações indexadas nas bases de dados e nas bibliotecas eletrônicas. A análise envolveu aspectos bibliométricos e as evidências sobre a formação em enfermagem contida nos artigos. A amostra final foi composta por oito artigos.

Resultados:

emergiram três categorias temáticas: Concepções e sentidos; Fragmentação do cuidado; e Práticas de formação. Evidenciaram aspectos importantes sobre o processo de formação do enfermeiro para a gestão do cuidado.

Considerações Finais:

as pesquisas precisam abordar concepções inerentes aos processos de ensino com foco nos conceitos, significância e aplicação, engajando o desenvolvimento de macrocompetências a fim de transpor o cuidado para além da teoria.

Descritores:
Enfermagem; Educação em Enfermagem; Cuidados de Enfermagem; Integralidade em Saúde; Processo de Enfermagem

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