Acessibilidade / Reportar erro

Estudantes de enfermagem: uso de medicamentos, substâncias psicoativas e condições de saúde

RESUMO

Objetivo:

avaliar o uso de medicamentos psicoativos sem prescrição médica e suas associações com o uso de substâncias psicoativas e aspectos de saúde entre estudantes de enfermagem.

Método:

estudo transversal realizado com 182 estudantes em uma escola de enfermagem localizada no Vale do Ribeira, Brasil. As informações sociodemográficas, triagem do uso álcool, tabaco e de outras drogas, informações sobre saúde física, mental e práticas de atividades físicas foram avaliadas.

Resultados:

mais da metade dos estudantes (79,2%) fizeram uso de medicamentos psicoativos sem prescrição, com predomínio do consumo mensal. Constatou-se que o consumo destes medicamentos esteve associado ao uso de álcool, ao binge drinking, ao tabagismo e o consumo de drogas ilícitas.

Conclusão:

esses achados têm implicações para a implementação de estratégias de promoção de saúde junto aos estudantes de enfermagem, tendo em vista mudanças no estilo de vida.

Descritores:
Transtornos Relacionados ao Uso de Substâncias; Estudantes de Enfermagem; Saúde; Uso de Medicamentos; Exercício

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br