Q1 |
Retirar "Não" do enunciado (3). |
Retirado/A solicitação da resposta errada incorre na falta de clareza(2121 Haladyna TM, Downing SM, Rodriguez MC. A review of multiple choice item writing guidelines for classroom assessment. Appl Meas Educ. 2002;15(3):309-34. doi: 10.1207/S15324818AME1503_5 https://doi.org/10.1207/S15324818AME1503...
). |
Alternativas mais claras com uma única alternativa correta (8). |
Acrescentados termos às alternativas, permitindo maior clareza e uma única resposta correta(2121 Haladyna TM, Downing SM, Rodriguez MC. A review of multiple choice item writing guidelines for classroom assessment. Appl Meas Educ. 2002;15(3):309-34. doi: 10.1207/S15324818AME1503_5 https://doi.org/10.1207/S15324818AME1503...
). |
Q2 |
Retirar "Não" do enunciado (7). |
Retirado/A solicitação da resposta errada incorre na falta de clareza(2121 Haladyna TM, Downing SM, Rodriguez MC. A review of multiple choice item writing guidelines for classroom assessment. Appl Meas Educ. 2002;15(3):309-34. doi: 10.1207/S15324818AME1503_5 https://doi.org/10.1207/S15324818AME1503...
). |
Melhorar a clareza e especificidade no enunciado e nas alternativas (3). |
Substituído termo "lesão cutânea" por "leito da lesão cutânea", tornando a questão mais clara e específica. |
Q3 |
Padronizar a quantidade de sinais/sintomas nas alternativas (1). |
Realizado, tornando as alternativas similares(2121 Haladyna TM, Downing SM, Rodriguez MC. A review of multiple choice item writing guidelines for classroom assessment. Appl Meas Educ. 2002;15(3):309-34. doi: 10.1207/S15324818AME1503_5 https://doi.org/10.1207/S15324818AME1503...
). |
Especificar o tipo de exsudato em todas as alternativas (2). |
Realizado/Especificado também o tipo de necrose, tornando as alternativas mais claras, completas e similares(2121 Haladyna TM, Downing SM, Rodriguez MC. A review of multiple choice item writing guidelines for classroom assessment. Appl Meas Educ. 2002;15(3):309-34. doi: 10.1207/S15324818AME1503_5 https://doi.org/10.1207/S15324818AME1503...
). |
Q4 |
Retirar o termo "exceto" (3). |
Retirado/A solicitação da resposta errada incorre na falta de clareza(2121 Haladyna TM, Downing SM, Rodriguez MC. A review of multiple choice item writing guidelines for classroom assessment. Appl Meas Educ. 2002;15(3):309-34. doi: 10.1207/S15324818AME1503_5 https://doi.org/10.1207/S15324818AME1503...
). |
Alternativas mais claras com uma única alternativa correta (3). |
Acrescentados termos às alternativas, permitindo maior clareza e uma única resposta correta(2121 Haladyna TM, Downing SM, Rodriguez MC. A review of multiple choice item writing guidelines for classroom assessment. Appl Meas Educ. 2002;15(3):309-34. doi: 10.1207/S15324818AME1503_5 https://doi.org/10.1207/S15324818AME1503...
). |
Q5 |
Retirar os verbos iniciais das alternativas (3). |
Retirados. Permite sintonia gramatical e de sentido entre o enunciado e as alternativas, bem como evita o excesso de verbos(2121 Haladyna TM, Downing SM, Rodriguez MC. A review of multiple choice item writing guidelines for classroom assessment. Appl Meas Educ. 2002;15(3):309-34. doi: 10.1207/S15324818AME1503_5 https://doi.org/10.1207/S15324818AME1503...
). |
Rever as alternativas para que exista apenas uma correta (2). |
Alteradas duas alternativas que estavam corretas, possibilitando uma única alternativa verdadeira(2121 Haladyna TM, Downing SM, Rodriguez MC. A review of multiple choice item writing guidelines for classroom assessment. Appl Meas Educ. 2002;15(3):309-34. doi: 10.1207/S15324818AME1503_5 https://doi.org/10.1207/S15324818AME1503...
). |
Q6 |
Especificar o tipo de desbridamento (2). |
Não realizado, pois esse não era o objetivo da questão. |
Colocar todos os desbridantes em uma única alternativa (3). |
Acrescentado mais um desbridante em cada alternativa de modo que todas sejam similares(2121 Haladyna TM, Downing SM, Rodriguez MC. A review of multiple choice item writing guidelines for classroom assessment. Appl Meas Educ. 2002;15(3):309-34. doi: 10.1207/S15324818AME1503_5 https://doi.org/10.1207/S15324818AME1503...
). Não se colocou todos em uma única alternativa para ampliar a dificuldade da questão. |
Q7 |
Substituir o termo curativo por cobertura, quando se tratar do produto a ser utilizado no leito lesional (1). |
Substituído. O termo curativo é amplo, abrangendo não somente o produto/cobertura, mas o conjunto de cuidados dispensados a uma lesão(2323 Brasil. Ministério da Saúde, Secretaria de Políticas de Saúde, Departamento de Atenção Básica. Manual de condutas para úlceras neurotróficas e traumáticas [Internet]. Brasília; 2002 [cited 2018 Aug 4]. Available from: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/manual_feridas_final.pdf
http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoe...
). |
Utilizar termos técnicos como "área perilesional" e "lesional", em detrimento de termos como "de fora para dentro da ferida" (5). |
Utilizado. O uso dos diversos termos da linguagem escrita nos registros de enfermagem dificulta a recuperação de informações, prejudicando a mensuração dos resultados provenientes da prática de Enfermagem, bem como a possibilidade da construção de evidências relacionadas à mesma(2424 Gomes DC, Cubas MR, Pleis LE, Shmeil MAH, Peluci APVD. Terms used by nurses in the documentation of patient progress. Rev Gaúcha Enferm. 2016;37(1):e53927. doi: 10.1590/1983-1447.2016.01.53927 https://doi.org/10.1590/1983-1447.2016.0...
). |
Utilizar o termo "preferencialmente" ao indicar o uso do soro fisiológico para limpeza da lesão (1). |
Utilizado. Vários estudos recomendam diferentes soluções de limpeza, mas o soro fisiológico (0,9%) é a solução de eleição para a limpeza de feridas, podendo ser utilizado com segurança(2525 Santos E, Queirós P, Cardoso D, Cunha M, Apóstolo J. A eficácia das soluções de limpeza para o tratamento de feridas: uma revisão sistemática. Rev Enf Ref. 2016;IV(9):133-44. doi: 10.12707/RIV16011 https://doi.org/10.12707/RIV16011...
). |
Q8 |
Retirar o termo "independente" (2). |
Retirado, pois pode induzir à resposta certa(2121 Haladyna TM, Downing SM, Rodriguez MC. A review of multiple choice item writing guidelines for classroom assessment. Appl Meas Educ. 2002;15(3):309-34. doi: 10.1207/S15324818AME1503_5 https://doi.org/10.1207/S15324818AME1503...
). |
Utilizar termo"exsudato" em detrimento de "secreção" (3). |
Utilizado. O uso dos diversos termos da linguagem escrita nos registros de enfermagem dificulta a recuperação de informações, prejudicando a mensuração dos resultados provenientes da prática de Enfermagem, bem como a possibilidade da construção de evidências relacionadas à mesma(2424 Gomes DC, Cubas MR, Pleis LE, Shmeil MAH, Peluci APVD. Terms used by nurses in the documentation of patient progress. Rev Gaúcha Enferm. 2016;37(1):e53927. doi: 10.1590/1983-1447.2016.01.53927 https://doi.org/10.1590/1983-1447.2016.0...
). |
Q9 |
Rever as alternativas para que exista apenas uma correta (4). |
Alteradas todas as alternativas, permitindo maior clareza e uma única resposta correta(2121 Haladyna TM, Downing SM, Rodriguez MC. A review of multiple choice item writing guidelines for classroom assessment. Appl Meas Educ. 2002;15(3):309-34. doi: 10.1207/S15324818AME1503_5 https://doi.org/10.1207/S15324818AME1503...
). |
Q10 |
Rever as alternativas para que exista apenas uma correta (4). |
Acrescentados termos às alternativas para que apenas uma seja considerada correta(2121 Haladyna TM, Downing SM, Rodriguez MC. A review of multiple choice item writing guidelines for classroom assessment. Appl Meas Educ. 2002;15(3):309-34. doi: 10.1207/S15324818AME1503_5 https://doi.org/10.1207/S15324818AME1503...
). |