Acessibilidade / Reportar erro

Construção e validação de instrumento avaliativo para atendimento ao HIV na Atenção Primária à Saúde

RESUMO

Objetivo:

construir e validar um instrumento de avaliação do processo de descentralização do atendimento às pessoas vivendo com HIV para Atenção Primária à Saúde.

Métodos:

estudo metodológico, desenvolvido em quatro etapas: elaboração do modelo lógico baseado na tríade Estrutura-Processo-Resultados; construção do instrumento; validação de conteúdo por juízes especialistas e revisores técnicos; e validação semântica. Utilizaram-se questionários on-line e, para análise, o índice de Kappa.

Resultados:

o instrumento, com 68 itens e 8 fatores, foi submetido à validação por juízes especialistas que recomendaram a exclusão de 3 itens e mudança de 2 fatores. Na validação por revisores técnicos, foram excluídos 2 itens e pontou-se 6 fatores, o índice de concordância foi ≥0,75. Na validação semântica 87,3% responderam “concordo totalmente” para os itens apresentados.

Conclusões:

O instrumento encontra-se validado quanto ao conteúdo, possui 63 itens e potencial para avaliação do atendimento às pessoas vivendo com HIV na Atenção Primária à Saúde.

Descritores:
HIV; Síndrome da Imunodeficiência Adquirida; Atenção Primária à; Saúde; Estudo de validação; Avaliação em saúde

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br