Acessibilidade / Reportar erro

Resiliência em idosos: fatores associados às condições sociodemográficas e de saúde

RESUMO

Objetivo:

descrever as características sociodemográficas e de saúde dos idosos, mensurar o escore de resiliência total e por sexo e verificar associação das variáveis sociodemográficas e de saúde com a resiliência total e por sexo.

Métodos:

inquérito domiciliar com 808 idosos, avaliados por instrumentos validados. Realizaram-se teste t de Student e regressão linear múltipla (p<0,05).

Resultados:

a maioria era do sexo feminino, com 60|-|79 anos. O escore total de resiliência foi 78,06, sendo para homens 81,53 e para mulheres, 76,32. A resiliência total associou-se ao sexo masculino; autopercepção de saúde positiva; maior participação nas Atividades Avançadas da Vida Diária; menor número de morbidades; ausência de sintomas depressivos. Entre homens e mulheres, a resiliência associou-se à maior participação nas Atividades Avançadas da Vida Diária e ausência de sintomas depressivos e, especificamente, entre as mulheres a autopercepção de saúde positiva.

Conclusão:

esses resultados contribuem no cuidado de enfermagem, visando estimulo à resiliência.

Descritores:
Idoso; Saúde do Idoso; Resiliência; Enfermagem Geriátrica; Envelhecimento

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br