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Percepções contraditórias de docentes de enfermagem sobre o contexto neoliberal do trabalho

RESUMO

Objetivos:

Identificar e analisar as percepções de docentes de Enfermagem acerca das novas configurações do mundo do trabalho e as repercussões para suas atividades laborais.

Métodos:

Pesquisa qualitativa, descritiva, exploratória, realizada em duas faculdades de enfermagem federais, no Rio de Janeiro. A coleta de dados ocorreu com 27 docentes de Enfermagem, entre maio e junho de 2016, por meio de entrevista semiestruturada. Os dados foram tratados pela técnica de análise temática de conteúdo.

Resultados:

Os resultados apontaram contradições nas percepções dos docentes sobre o mundo do trabalho, o qual tem se pautado por preceitos neoliberais. Tais contradições se caracterizam por manifestações a favor da incorporação desses preceitos, evidenciando seus efeitos negativos sobre o trabalho docente de Enfermagem.

Considerações finais:

Há dissonâncias na maneira de perceber a atual configuração do mundo do trabalho, propondo-se mais e profundas reflexões sobre tal cenário laboral.

Descritores:
Docentes; Saúde do Trabalhador; Enfermagem; Mercado de Trabalho; Política

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