Acessibilidade / Reportar erro

Obtenção de tecidos e órgãos para transplante e infecções por coronavírus: revisão de escopo

RESUMO

Objetivo:

mapear as recomendações de cuidados disponíveis na literatura capazes de subsidiar a tomada de decisão de profissionais da saúde atuantes no processo de doação de órgãos e tecidos diante da pandemia de COVID-19.

Métodos:

trata-se de uma revisão de escopo desenvolvida em nove etapas com buscas realizadas em três bases de dados e uma biblioteca eletrônica (Science Direct).

Resultados:

foram recuperadas 873 publicações, 15 selecionadas para análise. Todas foram publicadas em 2020, tendo como origem principalmente a China, predominando artigos originais. As recomendações mais frequentes se relacionam com a realização de testes para detectar a infecção por SARS-CoV-2 para doadores falecidos (52,6%) e avaliação clínica do potencial doador e possível doador (31,6%).

Considerações finais:

acredita-se que as recomendações evidenciadas subsidiarão os profissionais de saúde atuantes no processo de doação e transplantes de órgãos a determinar intervenções para a tomada de decisão durante a pandemia de COVID-19.

Descritores:
Infecções por Coronavírus; Pandemias; Obtenção de Tecidos e Órgãos; Transplante de Órgãos; Seleção do Doador

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br