Acessibilidade / Reportar erro

Saberes do enfermeiro e comunicação terapêutica no hospital

RESUMO

Objetivos:

identificar a correlação do conhecimento dos enfermeiros com a aplicação da comunicação terapêutica por enfermeiros em hospitais.

Métodos:

estudo descritivo, quantitativo, correlacional com um método de amostragem total. Os entrevistados foram 68 enfermeiros que trabalhavam na enfermaria em um hospital geral no oeste da Indonésia. Questionários modificados foram usados na coleta de dados. A análise do teste qui-quadrado de Pearson foi utilizada na análise de dados.

Resultados:

enfermeiros com conhecimento suficiente e insuficiente têm boa aplicação da comunicação terapêutica. Não foi encontrada correlação entre o conhecimento e a aplicação da comunicação terapêutica pelos enfermeiros.

Conclusões:

a comunicação terapêutica é influenciada por muitos fatores, mas o conhecimento dos enfermeiros deve ser mantido e melhorado para prestar cuidados holísticos e aumentar a satisfação do paciente.

Descritores:
Aplicação; Comunicação; Conhecimento; Enfermeira; Terapêutica

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br