Acessibilidade / Reportar erro

Concepções teóricas de enfermagem nos cuidados à criança hospitalizada: scoping review

RESUMO

Objetivo:

Identificar as concepções teóricas que têm sido utilizadas no contexto da assistência de enfermagem à criança hospitalizada.

Métodos:

Realizou-se scoping review segundo a metodologia PRISMA-ScR. Os limitadores de pesquisa incluíram: estudos primários que versassem sobre utilização de concepções teóricas de enfermagem na prestação de cuidados à criança hospitalizada, acesso em texto integral, no idioma português ou inglês e publicados entre 2000 e 2019. Realizou-se pesquisa em plataformas de bases de dados (EBSCOhost, PubMed, SciELO e Web of Science), literatura cinzenta e na bibliografia dos artigos selecionados.

Resultados:

Foram encontrados 21 estudos e identificadas 10 concepções teóricas de enfermagem, sendo o cuidado centrado na família a mais utilizada.

Considerações finais:

Salienta-se a variabilidade das concepções teóricas identificadas, sem evidência que suporte a utilização de uma em detrimento de outra. Uma concepção teórica mais integradora, que agregue o cuidado centrado quer na família quer na criança, emerge enquanto tendência de investigação.

Descritores:
Enfermagem; Criança; Hospitalização; Revisão; Teoria de Enfermagem

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br