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Competências profissionais para promoção da saúde na formação em enfermagem e educação física

RESUMO

Objetivos:

reconhecer as competências para promoção da saúde e sua magnitude de expressão no ensino de graduação em saúde, a partir dos projetos pedagógicos dos cursos e da perspectiva docente.

Métodos:

pesquisa com abordagem mista, realizada em uma universidade pública, cuja coleta deu-se a partir dos projetos pedagógicos dos cursos de Enfermagem e Educação Física; entrevista e aplicação de uma matriz de Competências em Promoção da Saúde com 31 docentes dos respectivos cursos, analisados à luz do Competencies Health Promotion.

Resultados:

todas as competências investigadas foram reconhecidas nos currículos e nos relatos dos docentes de Enfermagem, no entanto, na Educação Física, o domínio possibilidade de mudanças não foi identificado no projeto pedagógico, embora os docentes do curso a considerem uma competência de extrema importância, com moda de 4,5.

Considerações Finais:

o processo formativo nos cursos estudados tem favorecido o desenvolvimento de competências para promoção da saúde.

Descritores:
Promoção da Saúde; Pessoal de Saúde; Competência Profissional; Enfermagem; Educação Física e Treinamento

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