Acessibilidade / Reportar erro

Teste de Progresso na enfermagem: perspectivas para o ensino de graduação

RESUMO

Objetivo:

refletir acerca das perspectivas da adoção do Teste de Progresso no ensino de graduação em enfermagem.

Métodos:

trata-se de estudo reflexivo, baseado no pensamento crítico das autoras e sustentado na literatura nacional e internacional sobre a aplicação do teste de progresso em cursos de graduação na área da saúde.

Resultados:

o teste de progresso se apresenta como uma valiosa estratégia de ensino-aprendizagem, com potenciais aplicações e benefícios para estudantes, docentes e gestão acadêmica.

Considerações finais:

a avaliação sistemática do ensino de enfermagem indica informações valiosas para diferentes atores. Entendendo seus potenciais benefícios, apresenta-se o Teste de Progresso como estratégia passível de ser replicada no ensino de graduação em enfermagem, seja de forma individual, pelas instituições, ou de maneira colaborativa, por meio do estabelecimento de parcerias ou consórcios de instituições.

Descritores:
Educação em Enfermagem; Avaliação Educacional; Desempenho Acadêmico; Prática do Docente de Enfermagem; Instituições Acadêmicas

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br