RESUMO
Objetivo:
Avaliar o efeito de um programa de Educação em Saúde (ES) na cognição, humor e capacidade funcional de participantes de uma Universidade Aberta da Terceira Idade (UATI).
Método:
Ensaio clínico controlado. O programa de ES consistiu de 10 sessões com dinâmicas de grupo, incluindo orientações sobre prevenção de doenças e exercícios de estimulação cognitiva, durante quatro meses. Grupo Intervenção (IG) n=13; e Grupo Controle (CG) n=15. Todos foram avaliados no início e no final do estudo, utilizando-se o Addenbrook´s Cognitive Examination-Revised (ACE-R), o Inventário de Depressão e Ansiedade Beck (BDI/BAI) e a Medida de Independência Funcional (FIM).
Resultados:
observou-se melhora significativa no IG ao comparar o escore do ACE-R (p=0,001) e do domínio memória (p=0,011) antes e após a intervenção. No CG, houve melhora apenas no domínio memória (p=0,027).
Conclusão:
um programa de ES beneficia a melhoria do desempenho cognitivo, particularmente a memória de participantes ativos de uma UATI.
Descritores:
Idoso; Educação em Saúde; Cognição; Enfermagem Geriátrica; Atividades Cotidianas