Título |
Principais resultados |
Nível de evidência |
Periódico/ano/ estado |
Pós-graduação em enfermagem na Universidade de Brasília: aspectos históricos de um processo de construção coletiva(1818 Alves ED, Rodrigues MCS, Silva O. Pós-graduação em enfermagem na Universidade de Brasília: aspectos históricos de um processo de construção coletiva. Hist Enferm Rev Eletrônica [Internet]. 2015[cited 2019 Sep 14];6(1):147-62. Available from: http://here.abennacional.org.br/here/10_RX_24014_MM.pdf http://here.abennacional.org.br/here/10_...
)
|
A modalidade stricto sensu cresceu, vertiginosamente, no período de 1965 a 2005. Na Região Centro-Oeste, em 2002, a Universidade Federal de Goiás foi a primeira a inserir os programas de pós-graduação stricto sensu. |
II |
Hist. Enferm. Rev. eletrônica. 2015 Brasília |
Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria: trajetória e resultados(1919 Linch GFC, Ribeiro AC, Guido LA. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria: trajetória e resultados. Rev Gaúcha Enferm[Internet]. 2013[cited 2019 Sep 14];34(1):147-54. Available from: https://seer.ufrgs.br/RevistaGauchadeEnfermagem/article/view/28446 https://seer.ufrgs.br/RevistaGauchadeEnf...
)
|
Observa-se uma concentração de programas de pós-graduação na Região Sudeste do país, isso se deve ao fato de as primeiras enfermeiras que fizeram o curso nos Estados Unidos serem dessa região. Entretanto, ainda hoje há um maior financiamento para a Região Sudeste, configurando uma assimetria de programas. |
II |
Rev. Gaúch. Enferm. 2013 Rio Grande do Sul |
Mestrado acadêmico em enfermagem: interfaces de sua criação na perspectiva ecossistêmica(2020 Oliveira NA, Siqueira HCH. Mestrado acadêmico em enfermagem: interfaces de sua criação na perspectiva ecossistêmica. Esc Anna Nery. 2013;17(1):73-81. https://doi.org/10.1590/S1414-81452013000100011 https://doi.org/10.1590/S1414-8145201300...
)
|
O programa de pós-graduação em enfermagem da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul iniciou em 2000, com o curso de mestrado stricto sensu. Foi feito um convênio com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) - rede de pós-graduação em enfermagem da Região Sul, pois, dessa forma, haveria professores titulados para lecionar no curso. O objetivo inicial era capacitar pessoal para formar corpo docente capaz de lecionar no nível superior de ensino. |
IV |
Esc. Anna Nery Rev. Enferm. 2013 Rio Grande do Sul |
Primeiras dissertações do curso de mestrado da Escola de Enfermagem Anna Nery (1972-1975)(2121 Machado CA, Barreira IA, Martins ALT. Primeiras dissertações do curso de mestrado da Escola de Enfermagem Anna Nery. Esc Anna Nery [Internet]. 2011[cited 2019 Sep 14];15(2):331-8. Available from: http://www.scielo.br/pdf/ean/v15n2/v15n2a16.pdf http://www.scielo.br/pdf/ean/v15n2/v15n2...
)
|
Os primeiros 9 mestrados defendidos na EEAN (1972-1975) adotaram o método de ensino norte-americano pautado na enfermagem como ciência e na prática baseada em evidências. O programa surgiu para suprir a necessidade de formação do corpo docente que não possuía pós-graduação. |
IV |
Esc. Anna Nery Rev. Enferm. 2011 Rio de Janeiro |
Pioneirismo da Associação Brasileira de Enfermagem no desenvolvimento da pesquisa: da revista ao centro de pesquisa(2222 Pereira LA, Santos TCF. Pioneirismo da associação brasileira de enfermagem no desenvolvimento da pesquisa: da revista ao centro de pesquisa. Esc Anna Nery. 2013;17(3):526-33. https://doi.org/10.1590/S1414-81452013000300017 https://doi.org/10.1590/S1414-8145201300...
)
|
A partir da criação da Revista Brasileira de Enfermagem (REBEn), em 1932, obteve-se o primeiro veículo de divulgação das enfermeiras, e os congressos foram os primeiros espaços para discussão sobre assuntos voltados ao campo científico na enfermagem. A criação da revista concretizou um indicador sobre trabalhos e iniciativas acumuladas com as experiências na área, sendo apoiada, em 1971, pela criação do Centro de Estudos e Pesquisas (CEPEn), ambas iniciativas da Associação Brasileira de Enfermagem. |
IV |
Rev. Bras. Enferm. 2013 Rio de Janeiro |
Escola de Enfermagem da universidade de São Paulo: vestígios da história da profissionalização da enfermagem no Brasil(2323 Freitas GF, Bonini BB, Silva EC, Araújo TA, Mattozinho FCB. Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo: vestígios da história de profissionalização em Enfermagem no Brasil. Cult Cuid. 2016;20(46). https://doi.org/10.14198/cuid.2016.46.07 https://doi.org/10.14198/cuid.2016.46.07...
)
|
Em 1973 foi criado o primeiro programa de pós-graduação da EEUSP, com o apoio financeiro da instituição norte-americana Fundação Kellogg. Por falta de profissionais capacitados para lecionarem nos programas, a EEUSP se uniu à Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto para oferecer um único programa. Essa união apoiou o crescimento dessas escolas na pós-graduação. |
III |
Cult. Cuid. 2016 São Paulo |
O ensino de pós-graduação em enfermagem no Brasil: recorte de uma década (2001-2010)(2424 Carlos DJD, Morera JAC, Lazzari DD, Padilha MICS. O ensino de pós-graduação em enfermagem no brasil: recorte de uma década (2001-2010). Hist Enferm Rev Eletrônica[Internet]. 2013[cited 2019 Sep 14];140-52. Available from: http://www.here.abennacional.org.br/here/vol4num2artigo4.pdf http://www.here.abennacional.org.br/here...
)
|
Os cursos de especialização em enfermagem psiquiátrica da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto/USP foram criados na década de 1970, respondendo ao crescimento das universidades como resposta racional às necessidades de formação de pessoal especializado para o mercado de trabalho e à necessidade de titulação dos profissionais para ascender hierarquicamente em suas carreiras e implementar a pós-graduação da área. |
IV |
Hist. Enferm., Rev. eletrônica. 2013 Santa Catarina |
Panorama da educação em enfermagem no Brasil: graduação e pós-graduação(2525 Erdmann AL, Fernandes JD, Teixeira GA. Panorama da educação em enfermagem no Brasil: graduação e pós-graduação. Enferm Foco[Internet]. 2011[cited 2019 Sep 14];2(supl):89-93. Available from: http://revista.cofen.gov.br/index.php/enfermagem/article/view/91/76 http://revista.cofen.gov.br/index.php/en...
)
|
A expansão dos cursos de pós-graduação em enfermagem se deu a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, que viabilizou a implantação das Instituições de Ensino Superior, para atender às demandas de desenvolvimento econômico, político e tecnológico no país. Com esse processo expansionista, exigiu-se um corpo docente qualificado para a formação desses novos enfermeiros, instituindo os cursos de mestrado e doutorado no país, sendo a maior parte destes cursos implantados na Região Sudeste do país, seguido da Região Nordeste e Região Sul. |
IV |
Enferm. Foco (Brasília). 2011 Bahia |
Curso de mestrado da Escola Anna Nery 1972-1975: singularidades da formação e desafios na implantação(2626 Mendes ALTM, Aperibense PGGS, Almeida Filho AJ, Peres MAA. Curso de mestrado da Escola Anna Nery 1972-1975: singularidades da formação e desafios na implantação. Esc Anna Nery. 2015;19(1):11-17. https://doi.org/10.5935/1414-8145.20150002 https://doi.org/10.5935/1414-8145.201500...
)
|
A EEAN, em 1975, formou as nove primeiras mestras em enfermagem, contribuindo para o surgimento de uma nova geração de pesquisadoras em enfermagem no país. O curso de mestrado visava desenvolver e aprofundar a formação adquirida no âmbito da graduação, ampliar os níveis de competência e as habilidades profissionais abrangendo de forma integrada o ensino, a pesquisa e a assistência em enfermagem. |
IV |
Esc. Anna Nery Rev. Enferm. 2015 Rio de Janeiro |