Acessibilidade / Reportar erro

Representações sociais de pacientes com úlceras vasculogênicas sobre qualidade de vida: análise do contexto social

RESUMO

Objetivo:

descrever as representações sociais de pacientes com úlceras vasculogênicas sobre a qualidade de vida e analisar tais representações a partir do contexto social de inserção dos pacientes em relação ao serviço de saúde.

Método:

pesquisa qualitativa, pautada nas representações sociais, desenvolvida em uma Clínica da Família do Rio de Janeiro com 30 pacientes com úlceras vasculogênicas há mais 90 dias. Os dados foram produzidos por entrevista e submetidos à análise lexicográfica com auxílio do software Alceste.

Resultados:

as fragilidades do atendimento no serviço de saúde em que os pacientes estavam vinculados contribuíram para exacerbar a reconfiguração do cotidiano que a ocorrência da úlcera implica, pela presença da dor e restrições físicas, influenciando na representação sobre a qualidade de vida.

Considerações finais:

a representação foi objetivada no contraponto da imagem de “estar feliz”, e as ações expressaram proatividade na busca pela cura ou passividade pela falta de resultados clínicos.

Descritores:
Qualidade de Vida; Úlcera da Perna; Assistência à Saúde; Psicologia Social; Cuidado de Enfermagem

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br